O mês de outubro, na Igreja, é dedicado às missões. Nossos olhos e atenções são voltados para todas as missões da Igreja e formas de ajudar e colaborar. Mas já parou para pensar se você é um missionário?
Inspirada por muitos textos da minha querida amiga e colega de Conexão Fraterna, Leila Denise, resolvi fazer uma análise sobre ser missionário.
Por muito tempo, sentia que o missionário (de verdade rs) era aquele que estava sempre em viagens, missões longe, atividades em lugares mais distantes… realmente isso é. Mas não é só isso!
Desde 2019, participando ativamente das Missões Franciscanas da Juventude, percebi que sou uma missionária. Uma jovem missionária! Uma jovem missionária em constante missão.
Me lembro da primeira reunião sobre a MFJ RIO 2019 que não conhecia ninguém, éramos eu e a Kaury (minha amiga de Niterói), e simplesmente Frei Diego mandando 30 jovens para minha Paróquia e para encerrar, subiremos na Rocinha. Ele lançou: vocês já estão fazendo missão? Bateu desespero!
E realmente fomos fazer missão! Fizemos uma missão linda na paróquia e na Rocinha. Como muda sua vida, como muda seu modo de ver as coisas e as pessoas. Como se colocar em missão na sua casa, na sua comunidade, na sua vida, te transforma para servir.
Reforçando isso, quero dividir algo que aconteceu:
No último fim de semana, dias da Ordenação do Frei Augusto, lá em Xaxim, vivi dias de muita alegria e também de relembrar que estou sempre em missão: fui acolhida na casa da Ivania, uma paroquiana da Paróquia São Luiz Gonzaga (e já se tornou uma querida amiga). A Ivania me levou para um passeio pela cidade, já que não tinha compromissos naquela tarde. Estávamos na casa de uma de suas irmãs e ela viu pessoas saindo da casa da vizinha. Ela comentou que eram os missionários que vieram para Ordenação e estavam abençoando as casas! Avistei a querida Irmã Claudete, chamei e demos um abraço. A irmã da Ivania comentou com a irmã Claudete que não conseguiu se inscrever para receber visitas dos missionários. E aí, a irmã Claudete falou: “você não precisou se inscrever, está com uma visita missionária maravilhosa aqui” e apontou para mim.
Nossa missão pode acontecer de diversas formas, de diversas presenças… por vezes esperamos a missão extraordinária, mas, na verdade, Deus nos quer na missão necessária!
E você, já fez sua missão?
Beijos,
Lari!