O mês de setembro, na Igreja do Brasil, tradicionalmente, é reconhecido como “Mês da Bíblia”. A leitura da Palavra de Deus é algo fundamental para nossa vida, afinal é por esta Palavra que somos orientados. Porém, há inúmeras maneiras de ler a bíblia. Dentre essas inúmeras formas têm uma que foi criada pelos monges chamada de “Lectio Divina”.
A “Lectio Divina” é uma leitura em forma de oração. Não somente uma leitura a partir de estudo ou para se tirar uma lição, mas uma leitura em que ao mesmo tempo estamos lendo, estamos meditando e rezando. Para que isso aconteça é necessário seguir 6 passos que vamos apresentar agora.
Passo 1: pedir ao Espírito Santo! Quando pedimos ao Espírito Santo para iluminar a nossa vida é sinal que queremos que Deus aja em nossa vida. Pedir ao Espírito Santo faz com que todo o nosso agir seja na dinâmica de Deus, deste modo após pedir ao Espírito, não somos nós que leremos a Palavra de Deus, mas sim o Espírito em nós que lê.
Passo 2: leitura da Palavra. Pegar o Evangelho do dia ou alguma leitura de preferência e ler. Somente ler, sem ficar tentando achar alguma coisa ou querer entender. Agora é o momento somente de leitura. Leia no mínimo umas 3 vezes o texto.
Passo 3: meditar. Agora, depois de ler e reler, comece a meditar. Pensar nos personagens e na mensagem. Buscar relacionar o texto com sua vida, com sua missão na Igreja, com o momento que você está passando. Deixar Deus falar nesse momento por meio do texto.
Passo 4: rezar. Após meditar a palavra, perceber o que Deus está falando em sua vida, reze. Agradeça a Deus pela mensagem recebida, reze pedindo a Deus que essa palavra produza frutos em sua vida.
Passo 5: contemplar. É o momento de ficar em silêncio e buscar desfrutar dessa palavra. Saborear essa palavra e guardar em sua vida para poder conseguir fazer o passo 6 que é agir. O que essa palavra me leva a viver? O que ela me leva a falar? Ela precisa produzir um fruto, uma mudança ou um objetivo.
Esses são os 6 passos da leitura orante da Palavra de Deus. Que possamos, neste final de mês da bíblia, guardar essa Palavra em nosso coração e que ela também nos provoque uma mudança. Paz e Bem!
Frei Jhones