São Boaventura, doutor da Igreja 

Neste dia 15 de julho a Família Franciscana, em especial a Ordem dos Frades Menores celebra o dia de São Boaventura de Bagnoregio, bispo e doutor da Igreja.

João Fidanza nasceu em Bagnoregio, Viterbo, em 1218. Ainda criança esteve gravemente doente, e a mãe obteve a cura dele por intercessão de São Francisco. Entrou na Ordem dos Frades Menores durante sua permanência na França. Em 1257, foi eleito Ministro Geral da Ordem que em pouco tempo já contava com 20.000 religiosos. Seus dezessete anos de governo influíram de maneira tão profunda e determinante que Boaventura foi chamado de segundo fundador da Ordem. Escreveu muitas obras de teologia e mística. Compôs também a Legenda Maior da vida de São Francisco. A santidade, a doutrina, a espiritualidade de São Boaventura, o seu ardente amor à humanidade de Cristo, deixaram uma profunda marca na piedade cristã da Idade Média e mereceram-lhe o título de Doutor Seráfico. Em 1434, seus restos mortais foram transladados para uma nova igreja dedicada a São Francisco de Assis.

Foi canonizado pelo Papa franciscano Sisto IV em 14 de abril de 1482, e nomeado Doutor da Igreja em 14 de maio de 1588, por Siso V, outro Papa franciscano. 


Ana Karenina, com informações do Santoral Franciscano

Deixe uma resposta