A aposta

“A semente que caiu em boa terra é aquele que ouve a Palavra e a compreende. Esse produz fruto” (Mt 13,23).

No Evangelho deste fim de semana, temos a parábola do semeador que saiu para semear. Algumas sementes caíram na beira do caminho…  que significa aquele que ouve a palavra de Deus, mas não compreende; outras sementes caíram em terrenos pedregoso… é aquele que ouve a palavra, mas não tem raiz, ou seja, chega o momento de perseguição desiste; outras sementes caíram no espinhos… que significa os que ouvem a palavra, mas são sufocados pelas ilusões do mundo; por fim tem as que caíram em terra boa e essas produzem frutos. 

Tal parábola, muito conhecida por nós principalmente nos anos que passamos pela catequese, nos faz refletir sobre a semente que é a palavra de Deus. Porém, quero convidar a todos a refletir hoje, uma reflexão não sobre a semente, mas sim sobre o semeador que joga a semente. O semeador ao jogar ele sabia que algumas sementes iam cair  em terrenos não férteis. O semeador sabia que jogando semente no meio dos espinhos, nenhuma semente iria nascer. Então, porque o semeador joga semente nesses terrenos? Por que semear em terrenos não férteis? Uma resposta simples, mas que exige fé, pois se o semeador é Jesus, Ele acredita sempre que o homem, por mais errado e pecaminoso (terreno inférteis como pedras, espinhos), pode mudar. 

Deus aposta sempre no homem. Aposta todas as suas fichas, inclusive a sua maior ficha que é Jesus, Ele envia sobre a terra. Deus quer a todos os homens. Ele lança seu olhar de misericórdia e sua palavra a todos os homens independente da sua situação. Deus ama a todos e quer que todos mudemos. Se o homem estiver num terreno pedregoso e decidir colocar adubo no terreno, logo o terreno infértil poderá se tornar fértil. E qual é o adubo? Conversão, mudança de vida, oração, vida sacramental, eucaristia, confissão, leitura espiritual dos santos e assim por diante. É possível sim, mudar um terreno infértil em fértil e isso acontece pela graça de Deus e pelo esforço humano. Paz e Bem! 

Frei Jhones

Deixe uma resposta