Neste dia 12 de julho a Família Franciscana, em especial a Ordem dos Frades Menores, celebra o dia dos São João Jones e São João Wall, presbíteros e mártires na Inglaterra.
João Jones, nascido na Inglaterra em 1530, viu-se exilado na França, depois que entrou para a Ordem doa Frades Menores. Depois de retornar de Roma, pediu para regressar à Inglaterra e para Londres, onde a perseguição aos católicos era mais intensa, e ali exerceu seu sacerdócio clandestinamente, até ser preso pelos “caçadores de padres” e mantido na prisão por dois anos, aguardando julgamento.
Em seu julgamento, Frei João se defendeu, “Eu sou um frade franciscano e sacerdote de Cristo, vim à Inglaterra para conquistar o maior número possível de almas para Jesus. Se este é um crime, eu sou o primeiro a acusar-me e estou pronto para dar a vida pela fé católica e pelo primado do Romano Pontífice”. Após esta confissão de fé, a sentença foi dada e foi executado com 39 anos.
Foi canonizado em 25 de outubro de 1970 por Paulo VI.
João Wall, nascido também na Inglaterra, foi ordenado sacerdote e professou a regra de São Francisco. Por vinte e dois anos, exerceu seu sacerdócio na Inglaterra, até que foi preso e condenado à morte, sendo enforcado e seu ventre aberto por uma espada.
Foi canonizado por Paulo VI no dia 25 de outubro de 1970.
Ana Karenina, com informações do Santoral Franciscano