Santos Franciscanos: Santa Isabel de Portugal

Neste dia 4 de julho a Família Franciscana, em especial a Ordem Franciscana Secular, celebra o dia de Santa Isabel de Portugal.

Isabel nasceu na Espanha em 1271, e tem em sua família outros santos, como Santa Isabel da Hungria. Com aproximadamente 12 anos, tendo sido cortejada por três príncipes, casou-se com o rei de Portugal, D. Diniz. É tida como uma das rainhas mais belas de Portugal, também muito inteligente, culta e diplomata.

Este casamento trouxe não só uma coroa de rainha para Isabel, mas também muito sofrimento, principalmente pelas inúmeras traições do marido, que conhecidas por todos, traziam a ela grande humilhação. Apesar de todo sofrimento, ela não reclamava ou se manifestava sobre a situação, mas perdoava, e era fiel ao casamento, inclusive, criando os filhos que o marido, o rei, teve fora do casamento.  

Pintura de Francisco de Zurbarán

Isabel era voz de concórdia em meio as disputas internas das cortes de Portugal e Espanha, e conseguiu a pacificação em meio a tantos egos e disputas de poder; ainda ajudava a amenizar o sofrimento do povo com a caridade que vinha de seu coração, sendo também um rosto de Cristo Pacífico e amoroso daquela época. 

Em 1335, após a morte do marido, recolheu-se no mosteiro das Clarissas em Coimbra, onde ingressou na Ordem Terceira Franciscana, antes abrindo mão de todos os seus bens para a caridade e também de seu título de nobreza.  E viveu o resto de sua vida em oração, na doação ao necessitados, com piedade e amor.

Morreu com fama de santidade em 4 de julho de 1336, e foi declarada padroeira de Portugal e “rainha da concórdia e da paz”.

Santa Isabel, Rainha de Portugal, rogai por nós!


Ana Karenina, com informações do Santoral Franciscano

Deixe uma resposta