A rua da casa da avó

“Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14,6)

No 5º Domingo da Páscoa, ouvimos Jesus dizer que Ele é o caminho, a verdade e a vida. Jesus é o caminho seguro que nos leva aos céus! Ele também é a verdade, porque tudo o que Ele diz se torna o único meio para a nossa salvação. Sendo Ele o caminho e a verdade, Jesus também nos conduz a vida eterna, a morada na casa do Pai. Imaginemos uma rua onde nos conduza a casa de nossos avós. Para seguirmos nessa rua, que é a estrada certa para casa dos nossos avós, precisamos dirigir corretamente, nos guiando pelas placas e na velocidade correta. As placas e as velocidades corretas são  “verdades” para que possamos chegar seguros na casa dos nossos avós. 

De igual modo é a nossa “missão” rumo ao céu. O caminho, a rua que nos aponta para o céu é a Igreja. A verdade é toda forma que a Igreja nos ensina de fazer com que não caiamos na ilusão e percamos a meta final que é atingir a “casa dos avós”: a Vida no céu. Portanto, sempre que estamos caminhando com a Igreja, estamos no caminho correto.

“Na casa do meu pai há muitas moradas”, essa passagem do Evangelho nos mostra justamente o que Deus quer que todos cheguem ao céu, mas para tal é necessário caminhar na estrada correta e com a verdade na qual Ele nos deixou.

São Francisco por diversas vezes, em passagens de sua vida, escrita por seus biógrafos, nos apontam que sempre queria caminhar com a Igreja de Jesus Cristo e viver unicamente voltado para o Evangelho. O desejo de Francisco também deve ser o nosso desejo. Viver para Cristo, caminhar com Ele na busca da verdade sempre.  Até atingirmos a Vida Eterna com Ele no céu. Outra verdade também incontestável é: onde há verdade há beleza. Por isso, para nós, a frase de São João da Cruz faz todo sentido: “A beleza salvará o mundo”, afinal onde há beleza, há verdade e onde há verdade, há Jesus Cristo. Paz e Bem!


Frei Jhones Lucas Martins | @jhonnes_luccaa

Imagem: Frei Augusto Luiz Gabriel | @freiaugusto

Deixe uma resposta