O Cordeiro

“Naquele tempo, João viu Jesus aproximar-se dele e disse: ‘Eis o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”

(Jo 1, 29).

No Evangelho deste fim de semana, João reconhece que Jesus é o Cordeiro que tira o pecado do mundo. A figura do cordeiro é dos judeus que sacrificavam cordeiros para obter o perdão dos pecados. Deste modo, Jesus é o cordeiro que será sacrificado para o perdão dos nossos pecados. Por isso, ele passa a ser comparado à figura do cordeiro. Outra figura importante que nos é apresentada no Evangelho: João Batista como o porta-voz, um arauto. 

O arauto é aquele que sempre anuncia algo importante! Francisco também é comparado a um arauto de um grande rei. Santo Antônio também é chamado, popularmente, como trombeta do Evangelho, ou seja, aquele que anuncia, proclama o Evangelho. Ser arauto é também a nossa missão de cristão! Anunciar Jesus Cristo com a nossa vida, faz com que cada um de nós seja um porta-voz da sua mensagem. A principal mensagem que podemos mostrar ao mundo sobre Jesus Cristo é que Ele é o cordeiro de Deus. É tão significante para nós a figura do cordeiro de Deus, pois ela é capaz de mostrar com largueza toda a missão de Jesus. Por Ele ser o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, reconhecemos, primeiramente, que Ele é filho de Deus. Confessamos também que a sua missão é perdoar nossos pecados e nos salvar. Por fim, todo cordeiro que era imolado, era tornado alimento para os que participavam e Jesus se torna alimento para nossa alma por meio da eucaristia. 

A eucaristia é o cordeiro de Deus pelo qual nós nos alimentamos. Por isso, a figura do cordeiro de Deus é central e rica em significados. Procuremos sempre ser arauto de Jesus e anunciar para todos que Ele é cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo! Paz e Bem! 

Frei Jhones

Deixe uma resposta