O semblante de Cristo

“Onde está o Rei dos judeus, que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-Lo”

(Mt 2, 2)

Celebramos neste domingo a festa da Epifania do Senhor, ou seja, a manifestação para mundo da glória de Deus. No Evangelho, os reis magos estão sendo guiados por uma estrela vinda do Oriente. Tal estrela aponta para o nascimento de Jesus! Os reis magos: Gaspar, Baltazar e Belchior são magos, não cristãos, afinal Jesus acaba de nascer. Porém, o simbolismo que isso traz é que eles três são os primeiros a reconhecer a glória de Deus que veio até nós.

Os reis magos são sinal do reconhecimento de que Jesus é o Messias prometido. E agora vem a nossa reflexão: é difícil reconhecer Jesus? Sabemos que Jesus está presente de forma inteira na Eucaristia, mas Ele se mostra de diversos modos. Ele mesmo, em uma das suas passagens do evangelho, diz que todo aquele que acolhe um órfão, ajuda uma viúva ou visita a um doente é a Ele próprio que está sendo cuidado. Meus irmãos, reconhecer Jesus nas pessoas seja talvez uma das tarefas mais difíceis da nossa vida. Temos certa dificuldade de enxergar no rosto de nossos irmãos a face de Cristo. Por isso, Jesus novamente em outro Evangelho, vai nos dizer: tire a trave do seu olho, depois o cisco no olho do seu irmão. Para vermos a presença de Jesus no semblante do irmão, precisamos tirar a trave dos nossos olhos. Quando conseguirmos, então ficará tudo mais fácil: perdoar, amar, praticar a caridade, corrigir, ensinar e enxergar Deus nas pessoas. Perceber a mesma glória que os magos perceberam e assim adorar a Deus em “Espírito e Verdade”.

São Francisco era tão fascinado pela beleza de Deus, que o beijo do leproso acontece, pois na face daquele homem com lepra ele conseguiu ver o próprio semblante do Cristo. Para conseguir tal salto de fé é necessário retirar as travas que impedem. Paz e Bem!

Frei Jhones

Deixe uma resposta