O verbo amor

“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o verbo era Deus. No princípio, Ele estava com Deus (…) e o verbo se fez carne e habitou entre nós”.

 (Jo 1,1. 16)

Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por eles amados. Meus irmãos, hoje é o Natal do Senhor!

Mas afinal, por que Jesus é chamado de Verbo? 

Todo “verbo” emite uma ação, ou seja, quando eu pronuncio o verbo correr, por exemplo. O verbo correr é uma ação, um movimento. Deste modo, todo o verbo tem como característica um movimento, uma ação, uma atividade. Quando chamamos Jesus de Verbo é justamente nesse sentido. Deus Pai ao enviar seu Filho Jesus Cristo ao mundo, Ele pronunciou um verbo: Salvar. Por isso, Jesus é o Verbo do Pai que quer salvar o mundo. O Pai quer salvar e o Filho é quem realiza a ação do Pai, por isso, Jesus é o Verbo. No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus. Com isso, percebemos que desde sempre o desejo de Deus de salvar a cada um de nós estava presente. 

 Antes mesmo de Deus criar o mundo, o desejo de Deus de estar próximo a nós já existia. Tal afirmação é muito linda, pois percebemos que na eternidade de Deus, nós já estávamos presentes em seu amor. Por isso, somos gerados no amor e mergulhados em sua caridade. Nós somos gestados no amor de Deus desde a eternidade. Desde sempre, Deus nos queria e nos queria por amor e no amor. Por isso, celebrar o Natal é celebrar uma festa do coroamento do desejo de Deus. O desejo de Deus era vir ao nosso encontro, ser o nosso socorro e mostrar que Deus nunca nos abandona. Por isso, o verbo que se fez carne e habitou entre nós é o verbo salvar, porém tal verbo divino é pronunciado por amor. Deus somente pode nos salvar, porque primeiro nos amou e nos gerou em seu amor. Por isso, meus irmãos hoje celebramos a festa do amor de Deus por nós e juntamente celebramos a memória de que sempre estávamos no amor de Deus. Mergulhemos nesse amor e busquemos verdadeiramente amar a Deus.

Um abraço fraterno, e um Feliz Natal a todos!

Frei Jhones

Deixe uma resposta