O início da faxina

“Apareceu João Batista a pregar no deserto da Judéia, dizendo: ‘Arrependei-vos, porque está perto o reino dos céus’. Foi dele que o profeta Isaías falou, ao dizer: ‘Uma voz clama no deserto: preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas’“

(Mt 3, 1-2)

Neste fim de semana, celebramos o segundo domingo do advento e o Evangelho nos faz refletir sobre a segunda vinda de Jesus, que ainda está para acontecer. Primeiro, temos a figura de João Batista, que batizou Jesus. O sacramento do batismo é um ato de arrepender-se, ou seja, de querer se colocar no seguimento de Jesus. Entretanto, seguiremos a vida inteira preparando o caminho do Senhor e endireitando nossas vidas. 

 Sabemos que durante a nossa vida, por várias vezes, iremos cometer alguns deslizes, porém, isso não deve ser motivo de desculpa para abandonarmos as mãos e nos entregarmos as coisas carnais e vis. Pelo contrário, quando reconhecemos os nossos erros e pecados, lembramos que podemos fazer a experiência da misericórdia de Deus. Santo Agostinho vai dizer: “Ó feliz culpa de Adão”, pois por meio do pecado de Adão conhecemos a misericórdia de Deus. É nos momentos de culpa que fazemos a experiência do resgate, da misericórdia e da graça de Deus.

 Novamente reforço aqui para fazermos uma grande faxina de natal, como alguns chamam. Essa faxina é o momento de endireitar-se e colocar tudo aquilo que está fora do lugar em seu lugar. Por onde começar essa faxina? A melhor maneira de começar uma faxina espiritual é rezando. Rezar é um ato de silenciar e depois falar. Rezar é primeiro deixar Deus falar. E se eu não escutar? Percebemos que Deus tem diversos modos de falar conosco. Depois de escutá-Lo, converse com Ele e assim dará início a sua faxina. Paz e Bem! 

Frei Jhones

Deixe uma resposta