A fábrica de costura

Postado por

“Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte, e esta não lhe será tirada”

(Lc 10, 38-42)

Neste fim de semana, temos o Evangelho de Marta e Maria: Maria, que senta nos pés de Cristo para ouvi-lo e Marta, aquela que se preocupa em arrumar as coisas e deixar a casa bem bonita para Jesus. Marta e Maria, uma completa a outra. Neste Evangelho, Jesus nos mostra que ser cristão é ser Marta e Maria!

Numa fábrica de costura, por exemplo, existe a costureira que senta em sua máquina para costurar, porém existe um trabalho na fábrica de costura que se chama de “manual”. A “manual”, na fábrica de costura, é aquela que tem a função de levar as peças paras a costureiras coser, tirar as sobras de linhas, revisar se a peça foi costurada certa, dobrar a peça e levar a seu destino. Agora vem a pergunta: quem costurou a calça? Somente a costureira? Não, quem costurou a calça foi o trabalho da costureira e da manual. Sendo assim, uma completa a outra. Marta e Maria são nosso itinerário! Vejamos: Maria está nos pés do Senhor ouvindo sua palavra (serviço da manual da fábrica, que faz o trabalho silencioso da costura). Todos nós somos convidados a estarmos nos pés do Senhor e ouvir a sua palavra. Porém, não podemos ficar para sempre nos pés do Senhor, precisamos evangelizar, pois também essa é a nossa missão (precisa-se costurar a peça de roupa).

Sendo assim, após ouvir o Senhor (Maria), todos nós somos convidados a sairmos pelo mundo e trabalharmos em missão para o Senhor (Marta). Ficar aos pés do Senhor de fato é a melhor parte, porém não é a única parte! Saibamos, em nossa vida de Cristo, sermos Maria, e após sermos alimentados pela palavra de Deus e por seu corpo e sangue, sermos Marta para as pessoas que estão à nossa volta. São Francisco viveu esse itinerário. Fazia longos retiros em montanhas (Maria), depois descia em missão junto com seus frades (Marta). Paz e Bem! 

Frei Jhones

Deixe uma resposta