Feliz Ano Novo

“Portanto, ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força para escapar de tudo o que deve acontecer e para ficardes em pé diante do Filho do Homem.”

( Lc 21, 36 )

Na Celebração de hoje, damos início ao chamado: tempo do Advento. Hoje também começa um novo Ano Litúrgico. 

E a grande temática do Evangelho de hoje é: Ficai atento! Jesus nos pede para ficarmos vigilantes, afinal Ele irá voltar. O Evangelho nos deixa angustiados ao ouvi-lo. Entretanto, por mais que com a leitura dele nos faça ter angústia, Jesus nos dá um consolo que é Ele próprio. 

Por mais que haja ciladas, armadilhas, medo, desmaios… Ele nos pede: Orai! Quantas vezes esse ano nós ficamos desesperados, angustiados e até perdemos pessoas que nos amava, mas em meio a tudo isso, Jesus nos pede: Orai! Soa-nos estranho, mas lembre-se que para todo o desespero, a espera de dias melhores. Jesus é o nosso melhor dia, o nosso melhor momento, a nossa melhor companhia. 

Fico imaginando São Francisco, que de acordo com seus relatos, chegava a ficar horas, dias na companhia de Jesus, sempre em oração. Portanto irmãos, saibamos nesse início de advento viver essa espera e esperança de dias melhores na companhia de Jesus. 

O natal é a grande festa onde Deus veio até nós para que nós fôssemos até Ele em companhia para o céu. Para isso, desfrutemos dessa companhia de Jesus. Como fazer isso? Orando. Orar é um diálogo que eu faço com Deus no caminho rumo a eternidade. Por isso Ele diz que em meio a toda angústia e medo, se continuarmos no diálogo com Ele, nada nos fará mal. Esse diálogo-oração que temos com Jesus é o mesmo diálogo que uma mãe tem com seu filho para acalmar algum susto que ele levou. 

Quando éramos crianças, às vezes, nós nos assustávamos com alguma coisa e nossas mães vinham conversar conosco e ficávamos calmos. O mesmo é com Jesus, em meio às dificuldades, conversemos com Ele – oração – e nosso coração se acalmará. Com isso desejo a todos um ótimo início de ano novo litúrgico a todos.

Paz e bem!

Frei Jhones

Deixe uma resposta