Abra seu depósito

“Vai vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu”

(Mc 10, 21)

Por diversas vezes, eu li essa passagem do Evangelho e sempre  achei muito provocativa. Sempre interpretamos esse “vai e vende tudo o que tem” como algo material.

A vida não é uma luta de classes e muito menos pode ser resumida entre ricos e pobres materialmente. Vender tudo o que tem é restituir a Deus tudo o que é Dele, para que livremente e sem nenhuma amarra, cada um de nós possamos fazer a nossa assunção. Isso mesmo, a nossa assunção igual Maria fez. 

Cremos na ressurreição e ressuscitar é subir aos céus. Entretanto, para subir aos céus, precisamos estar “leves”, sem nada que nos amarre. Para se tornar leve, a melhor coisa é ir se desfazendo de tudo aquilo que não é nosso… Nada retenhamos para nós, pois tudo o que é bom é de Deus. Tudo é de Deus, nada é nosso.

Nosso, somente, nosso pecado, como diz São Francisco. Por isso que a passagem do Evangelho, continua dizendo que aquele que se desfazer de tudo aqui na terra, achará um tesouro no céu. Quando devolvemos a Deus tudo aquilo que é Dele, nós acharemos tudo o que restituímos a Ele no céu. Por isso, o nosso tesouro está no céu, não aqui na terra. E como fazer para devolver a Deus tudo aquilo que Ele nos deu? Se Deus nos ama, ame; Se Deus corrige o errado, não faça o erro; Se Jesus rezou, reze; Se Jesus perdoou, perdoe! Todos os gestos que Jesus fez, procure imitar e estará devolvendo tudo aquilo que ele fez por nós.

Paz e bem!

Frei Jhones Lucas Martins

Deixe uma resposta