30 de setembro é o dia da Bíblia

Posted by

O mês de setembro é dedicado a bíblia, e nós do Conexão Fraterna lançamos uma série de textos em nossas redes sociais apresentando alguns personagens bíblicos. A cada texto publicado ressaltamos um pouco sobre a vida e a história de cada um deles. E em especial na data de hoje “Dia da bíblia”, fazemos memória destes grandes e importantes personagens que fazem parte da história da Salvação. Confira!

ANA

Ana não conseguia engravidar e ter filhos. Naquela época isso era visto como castigo e para mulher era algo muito humilhante. Ana não se deixou abater, se prostrou em oração diante de Deus e confiou Nele. Sua prece foi ouvida. Teve fé que Deus iria lhe dar um filho e assim aconteceu. Ana teve um filho, Samuel. Ana agradeceu a Deus em forma de um bonito canto que iniciava: “Tenho o coração alegre, graças ao Senhor”. Samuel também foi um importante personagem bíblico que ajudou seu povo, conforme o chamado de Deus. 

ISAÍAS

Isaías se dedicou a estudar a lei de sua época e frequentava o templo desde pequeno, pois era de uma família importante de Jerusalém. Certo dia, enquanto estava no templo, ele teve uma visão: viu anjos envoltos em fumaça e muita luz, um deles tocou seus lábios com uma brasa vermelha e em seguida ouviu que a partir daquele momento ele estava preparado. Tal fato despertou o desejo de profetizar ao povo, falando das coisas importantes da vida com sabedoria e do desejo de Deus em vivermos bem.

RUTE

Rute passou por muitos desafios em sua vida. Depois de casada, houve uma tragédia na família e vários homens morreram, inclusive seu esposo. Era muito difícil para uma mulher ficar viúva. Ela perdeu as terras e bens de sua família. Precisou deixar tudo com sua sogra Noemi, que lhe era muito próxima e a qual se propôs a estar sempre em companhia e assim assumir a fé em Deus. Foi trabalhar nos campos de trigo, um trabalho muito duro. Durante a colheita, Rute conheceu Boás, o dono da plantação, e se casou com ele. Ele ajudou Rute a recuperar tudo que havia perdido e em gesto de solidariedade, Rute partilhou com sua sogra, mãe de seu esposo falecido, toda sua parte. Rute confiou nesse Deus de Israel, o qual Noemi lhe apresentou, e assim tudo lhes fora restituído.

JEREMIAS

Jeremias foi criado desde menino num lar muito temente a Deus. Viveu num tempo turbulento, o qual o paganismo se propagava de forma rápida e havia conflito entre as nações. Quando Jeremias recebeu o chamado de Deus se julgou incapaz de assumir sua vocação, pois se considerava muito jovem. Mas Deus foi soberano no chamado. Ainda com receio, Jeremias foi tranquilizado pelo Senhor que disse que não deveria temer, pois ele lhe ordenava tudo que deveria falar e prometeu que estaria ao seu lado nos momentos de aflição. Com vigor, Jeremias passou a pregar a conversão entre os povos, mesmo que muitas vezes sozinho. Sua fama se espalhou por toda a parte e Deus cumpriu sua promessa.

DÉBORA

Débora era uma juíza, o que era muito incomum para época, já que as mulheres não tinham muito destaque na sociedade. Era do clã de José, um dos doze filhos de Jacó. Ela passava parte do dia embaixo de uma palmeira e ali atendia as pessoas que precisavam de ajuda, de aconselhamento e sempre respondia a essas pessoas segundo a vontade de Deus. Débora também liderou uma guerra e sua história está no livro dos Juízes.

BARUC

Baruc era secretário do profeta Jeremias, eram grandes amigos. Quando Jeremias estava na prisão, Baruc ia visitá-lo e ficava ali tomando notas de suas palavras num rolo de papiro. Certa vez Jeremias pediu a ele para levar um papiro até o Templo e ler tudo para o povo. Baruc fez isso: foi ao Templo e leu a mensagem que pedia ao povo e ao governante para mudar de atitude. Quando o rei soube da mensagem, ele não gostou do que ouviu e queimou todo o pergaminho. Quando Jeremias soube, recebeu a missão de escrever tudo de novo. Baruc então voltou e escreveu tudo de novo. Mesmo com todo o povo contra eles, um não abandonou o outro, pois sabiam que estavam fazendo a vontade do Senhor, convidando todos à conversão.

MARIA MADALENA

Maria Madalena, ou Maria de Magdála (cidade ao lago de Genesaré), foi uma grande amiga de Jesus e teve um protagonismo destacado entre os discípulos, aparecendo em diversas narrativas. Foi a primeira a encontrar-se com Jesus Ressuscitado e correr anunciar aos outros o milagre da salvação. Quase nada se sabe de sua vida regressa, apenas que era uma mulher ‘possuída por espíritos malignos e Jesus a curou, expulsando dela sete demônios’, conforme o texto do evangelista Lucas. O fato é: encontrar-se com Jesus é começar a viver. Maria Madalena foi a grande apóstola e anunciadora do Cristo Vivo. Por desejo do Papa Francisco, a Memória litúrgica de Maria Madalena passou a ser Festa, a partir do dia 22 de julho de 2016, para ressaltar a importância desta discípula fiel de Cristo, que demonstrou grande amor por Ele e Ele por ela.

PAULO

São Paulo, viveu entre os anos de 5 e 67 d.C. e foi um apóstolo de Cristo, sendo um dos maiores propagadores do cristianismo. Autor de treze epístolas do Novo Testamento, ele escrevia às comunidades que visitava. Antes de se converter era conhecido como Saulo e perseguia os discípulos de Jesus nos arredores de Jerusalém. Em sua conversão foi surpreendido com a presença de Jesus Cristo em forma de luz e de voz, após a Crucificação, a caminho de Damasco, ficando temporariamente cego. Na última vez que foi preso, Paulo foi decapitado, em Roma, durante a perseguição do Imperador Nero. Morto por pregar o Reino de Deus, fez de Cristo o centro de sua vida.

Um abraço fraterno, Paz e Bem !

Mari Rogoski

Deixe uma resposta