Na fila do caixa

“Tu és o Messias” (Mc 8,29). No Evangelho deste domingo, temos a belíssima resposta de Pedro, dizendo que Jesus é o “Messias”. Messias em hebraico quer dizer o “Escolhido”, aquele que vem para cumprir a promessa. Qual promessa? A do antigo testamento! Deus havia feito uma promessa no antigo testamento, a promessa era: “Eu irei morar com vocês”. Deus havia prometido ao povo de Israel que um dia Ele viria morar bem pertinho deles. Jesus, portanto, é Filho dessa promessa.

Em Jesus, Deus veio morar junto com seu povo. Por isso, Pedro exclama: Tu és o Messias! A exclamação de Pedro é a afirmação que Deus veio morar conosco. Deus em seu transbordamento de amor veio morar conosco. Deste modo, quando Jesus veio morar conosco, Ele fez um serviço. O serviço de Jesus era nos salvar. A grande obra ou trabalho que Jesus realizou foi nos resgatar da morte e do pecado e nos conduzir para Deus novamente. Para nos salvar, Jesus fez uma obra, ou seja, um trabalho. Por isso, do mesmo modo, para dizermos que temos fé em Jesus, precisamos traduzir essa fé em obra, como nos alerta a segunda leitura.

Vamos colocar um exemplo: digamos que em dia de sol, você precise ir ao supermercado. Está muito calor e dentro do supermercado o calor continua. Depois de feita as compras, você se dirige até o caixa para pagar. Quando você vai chegando ao caixa, percebe que tem uma senhorinha indo no mesmo caixa que você (mesmo ela sabendo que existe um caixa para idoso). Você tem duas opções:

1- sair correndo e chegar primeiro que a senhorinha;

2 – ser gentil.

Os dois caminhos aqui ilustrados servem em pequena escala para mostrar o que é transformar a fé em obra. Ser gentil é uma maneira de colocar a fé em obras, mas ainda sim tem duas maneiras de ser gentil:

1- sendo falso;

2- sendo honesto.

Como assim?

Eu posso ceder para a senhorinha passar na minha frente e ficar com uma raiva imensa por dentro. Neste caso, estou sendo falsamente gentil ou eu posso dizer bem assim a ela: “Senhora, tem um caixa especial para você ali na frente!”. Com isso, caberá a ela ser gentil ou não, mas a sua parte você já fez! Pense nisso, ser santo é procurar o caminho do meio!

Paz e Bem!!!

Frei Jhones Lucas Martins

Deixe uma resposta