Prosseguindo sobre a ação dos anjos e demônios no mundo, veremos uma das maneiras de nos protegermos das ações malignas diabólicas, que é de nos refugiarmos em Maria, a nossa mãe! “Apareceu no céu um grande sinal: uma mulher vestida de sol, tendo a lua debaixo dos pés e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas” (Ap. 12,1).
Hoje celebramos a Assunção de Maria aos céus, onde professamos que Maria foi assunta ao céu de corpo e alma. Sabemos também que Maria, mãe de Jesus é também a nossa mãe. Gostaria de lembrar outro aspecto de Maria que está lá em Gênesis, onde Deus disse a serpente que fez com que Eva pecasse: “Porei inimizade entre ti e a mulher”.
Quem é essa mulher na qual Deus disse que havia uma inimizade com o mal? Maria! Maria era a mulher da promessa que o próprio Deus disse que havia uma inimizade com o demônio. Deste modo, se Maria tem um distanciamento e uma inimizade com o demônio, logo o demônio carrega uma grande ira contra essa mulher.
Afinal, como sabemos que essa mulher, que é Maria, não havia pecado nela? O demônio não conseguia fazer Maria pecar. Por que o demônio não conseguia fazer Maria pecar? Porque ela estava revestida do Sol que é Jesus Cristo, como ouvimos na leitura de apocalipse.
E se em Maria não há pecado e ela está revestida de So,l que é seu Filho Jesus Cristo, logo Maria é para nós uma grande armadura que dissipa as trevas do demônio em nossa vida. Com isso, Maria recebe o título de “Refúgio dos Pecadores”, pois ao procurarmos o refúgio em Maria, também somos banhados de seu Sol, que é o próprio Jesus Cristo. Nos refugiarmos em Maria é estarmos refugiados em Jesus Cristo, pois onde está Maria, lá está seu filho Jesus e aonde está Jesus o demônio/pecado não tem forças.
São Francisco ao exclamar: “Salve ó Morada do Senhor” para Maria, está também dizendo que Maria é a Morada de Deus e se portanto ela é a morada de Deus, se pedirmos abrigo a ela e buscarmos seu refúgio, moraremos junto com se Filho Jesus Cristo. Quer vencer o Mal, passe Maria na frente.
Um abraço fraterno!
Frei Jhones Lucas Martins
Direitos da imagem: Pintura The Immaculate Conception de Giovanni Battista Tiepolo