Bora Espalhar

“O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra” (Mc 4, 26). Por que espalhar? Não somos um corpo? O Espírito não nos une? Por que então espalhar? Somente se espalha algo que antes estava junto. 

Digamos que eu tenha um monte de semente nas mãos (juntas) e depois espalhei na terra. Desse modo, o espalhar pressupõe que antes estivesse junto. Esse antes que nos importa! Quando somos batizados, somos “juntados”, formamos um corpo e desse modo formamos a Igreja. 

Na Igreja, somos iguais a um monte de folhas, que se juntam após serem varridas no quintal. Porém, vem o vento e espalha todas as flores por todo o jardim. Podemos dizer que esse vento, esse sopro, é o Espírito Santo que vem por toda a Igreja e espalha. 

Por isso, Cristo disse: “Ide pelo mundo inteiro e levai o Evangelho a toda criatura”, ou seja, podemos dizer que Jesus está dizendo para os apóstolos: “Espalhai-vos”. São Francisco usava outra palavra para os frades: Itinerância. Ele pediu que seus frades não ficassem por mais de 3 meses em um mesmo lugar. Irmãos, é Jesus quem nos pede… “Espalhai-vos”. 

Mas frei, eu trabalho, estudo, tenho família… como vou sair pelo mundo levando a palavra de Deus? O Espalhar pelo mundo é Espalhar por onde eu for: no trabalho, na escola, na faculdade, no grupo de amigos… a missão acontece a partir de onde eu coloco os meus pés. 

Quando coloco os meus pés no chão, assim que acordo, já posso Espalhar a notícia do amor de Deus a todos que eu encontrar… Inclusive para mim mesmo diante do espelho… Irmão, nada é desculpa para começarmos, por isso desde o nosso início somos chamados a missão.. a Espalhar… Somos chamados para a missão. 

Hoje, celebramos Santo Antônio, e queremos nos espelhar nele, que foi um grande Espalhador da Palavra de Deus. Dizendo inclusive que se queimassem todas as bíblias do mundo, poderia recorrer a Antônio que ele sabia de cor. Portanto, o primeiro passo que é de juntar já foi feito (batismo)… e cada vez que vou à missa, eu junto mais… Agora a nossa missão é espalhar, então: Bora a Espalhar Povo!

Um abraço do Frei Jhones!

Deixe uma resposta