O Franciscanismo como prática ideológica

Ser jovem e Franciscano no Brasil de 2021 é ter posicionamento e práticas comuns. Somos jovens que seguimos exemplos, mas nosso compromisso com o hoje é ser exemplo. É transpassar o passado para um futuro melhor, com menos cruzes sociais. Saímos de uma quaresma e seguimos em outra quarentena. O que poderia ser um caminho de dias, tornaram-se de anos e assim seguimos cada dia. Deixando de ser jovem, envelhecer no deserto nos mostra como deixamos transparecer nossas incertezas. 

Caminhamos sem rumo ou rumamos perdidos. Ser jovem e franciscano hoje é traçar caminhos, ter posicionamento, ter que se libertar de amarras sociais e apelar pelas causas. É conhecer os acometimentos do passado e abrir novas pontes para a terra prometida. É ser uma igreja sem distinção, é respeitar o isolamento quando necessário, mas não se isolar das necessidades.

O povo de Deus tem fome, tem sede e estávamos embebidos de vinagre: ácidos, corrosivos, envaidecendo da cruz de Cristo, mas cegos com as injustiças atuais. Somos aqueles que se indignam com o Teu julgamento político, mas que padecem na politicagem que usa Teu nome.

Ser Jovem é mudar, não somente ser o futuro, mas ser presente e se fazer presente, se mostrar franciscano é ter uma ideologia, ideologicamente definida.

Fraternalmente,

Vitória Colussi

Deixe uma resposta