“A arte religiosa a serviço do Sagrado”; ouça!

O episódio #43 do Podcast do Conexão Fraterna, recebe Frei Fábio Melo Vasconcelos, natural de Santarém (PA), para falar sobre a evangelização através da arte religiosa. Segundo ele, a arte é algo para se viver, experimentar. “É uma força que nos toma e nos arranca do normal”, afirmou. “A dimensão sagrada dialoga com a arte o tempo todo”, frisou.

Frei Fábio explica que São Francisco é o amante por natureza da arte. “Cantava, escrevia louvações e serve ainda de fonte para muitos artistas. Parte da tradição franciscana se estrutura em viés artístico. Com certeza nossas entidades em todo o Brasil se alegram com nomes de escritos, escultores, pintores e compositores. Eu mesmo considero os que conheço, pessoalmente ou de nome, grandes mestres”, destacou.

Em relação a sua inspiração, o religioso franciscano afirma que gosta muito de arte moderna, do expressionismo. Mas também de arte antiga. “Conhecer elementos culturais e artísticos da Amazônia e da América Latina são fascinantes. Gosto muito dos grafismos indígenas, de pintores que inculturam cenas do Evangelho. Cláudio Pastro é uma grande referência de artista, um grande pintor sacro do nosso país. Também gosto das artes de Cerezo Barredo nas Igrejas do Araguaia. Bem como outros artistas”, sublinhou. 

CONFIRA NOSSO BATE-PAPO NA ÍNTEGRA

Clique no play e ouça com a gente!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s