O episódio #43 do Podcast do Conexão Fraterna, recebe Frei Fábio Melo Vasconcelos, natural de Santarém (PA), para falar sobre a evangelização através da arte religiosa. Segundo ele, a arte é algo para se viver, experimentar. “É uma força que nos toma e nos arranca do normal”, afirmou. “A dimensão sagrada dialoga com a arte o tempo todo”, frisou.
Frei Fábio explica que São Francisco é o amante por natureza da arte. “Cantava, escrevia louvações e serve ainda de fonte para muitos artistas. Parte da tradição franciscana se estrutura em viés artístico. Com certeza nossas entidades em todo o Brasil se alegram com nomes de escritos, escultores, pintores e compositores. Eu mesmo considero os que conheço, pessoalmente ou de nome, grandes mestres”, destacou.
Em relação a sua inspiração, o religioso franciscano afirma que gosta muito de arte moderna, do expressionismo. Mas também de arte antiga. “Conhecer elementos culturais e artísticos da Amazônia e da América Latina são fascinantes. Gosto muito dos grafismos indígenas, de pintores que inculturam cenas do Evangelho. Cláudio Pastro é uma grande referência de artista, um grande pintor sacro do nosso país. Também gosto das artes de Cerezo Barredo nas Igrejas do Araguaia. Bem como outros artistas”, sublinhou.