Hexamerão: 2º Dia

“Jesus realizou muitos outros sinais diante dos discípulos, que não estão escritos neste livro. Mas estes foram escritos para que acrediteis que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus” (Jo 20, 30-31).

No segundo dia da criação em Gêneses Deus criou o céu. O Céu é onde todos nós um dia queremos estar. O Céu não é um lugar, mas sim um estado de vida, ou seja, o céu é onde nós seremos um com Deus. É o estado de vida onde o Criador e Criatura se une, Deus e a Humanidade rompe todo o estado de pecado e se juntam eternamente em um contínuo estado de alegria e gozo espiritual. O Céu foi dado por nós, porém Adão o nosso primeiro pai, perdeu o céu, rompeu esse gozo eterno e foi expulso do paraíso.

Desse modo, a partir desse evento o Céu precisa ser conquistado. Para conquistarmos o céu novamente, Deus selou uma nova aliança por meio do sacrifício de Cristo na cruz. Com a paixão de Cristo que celebramos na sexta feira santa, todo nós fomos colocados no céu novamente, Cristo se tornou para nós um Novo Adão. Entretanto, no Evangelho de hoje, Jesus nos adverte que precisamos ficar atentos aos sinais do tempo. Esse novo Céu que Jesus nos coloca a partir de seu sacrifício na cruz para ser conquistado , nós precisamos ficar atentos aos sinais dos tempos, pois podemos facilmente perder essa conquista que Jesus fez por nós. “Ficar atentos”, “Vigiai”, são palavras que recorrentes Jesus usa em seus discursos e parábolas.

Essas palavras nos alerta que, por mais que Cristo recriou o Céu para nós, as coisas antigas ainda existem e facilmente podemos escolher o antigo Adão, o pecado e os vícios. Irmãos, fiquemos atentos para sempre fazermos a escolha correta no caminho que Jesus nos ensinou, para não perdermos esse Céu que já ganhamos com Cristo. Esquecemos o antigo Adão, a antiga culpa e poder cantar: “Banhados em Cristo, somos uma nova criatura, as coisas antigas já se passaram, somos nascidos de novo! Aleluia”.

Paz e Bem e um abraço do Frei Jhones!

Deixe uma resposta