No episódio #36 do Podcast do Conexão Fraterna vamos falar sobre o Ano de São José. Criado pelo Papa Francisco em celebração aos 150 anos da declaração do Santo como Padroeiro da Igreja Católica, este tempo de reflexão e graça já começou ainda no final do ano passado, no dia 08 de dezembro de 2020 e segue até o dia 08 de dezembro de 2021.
Lá em 1870, o decreto que intitulou São José como patrono da Igreja, foi assinado pelo Beato Pio IX. E para comemorar esta data, afinal são 150 anos como Padroeiro da Igreja, o Santo Padre, o Papa Francisco, convocou este tempo dedicado ao Esposo de Maria. Vale lembrar que o Papa Francisco é um grande devoto de São José.
Com a Carta Apostólica Patris Corde – Com Coração de Pai, o Papa Francisco nos convida a voltar nosso olhar para São José, a personificação do Pai celeste. Nele há um equilíbrio no mistério de Deus que se revelou à humanidade. O Espírito Santo veio sobre Maria e fez morada nela. Em seu seio, por causa da presença do Espírito Santo, começou a se formar a santa humanidade do Filho do Pai. O Filho se encarnou em Jesus, mas o Pai não ficou fora desse processo, pois ele também participa da encarnação.
Na Carta, Segundo o Papa, a pandemia de Covid-19 mostrou a importância das pessoas comuns que, longe dos holofotes, demonstram paciência e esperança, todos os dias. Assim como São José, “o homem que passa despercebido, o homem da presença cotidiana discreta e escondida”.
Que a exemplo de São José possamos ser fiéis a nossa missão e arautos da grande notícia que é Jesus Cristo. Ele, tem ainda tem muito a nos ensinar nesta travessia, em especial nestes sombrios tempos de tamanho estrago provocado pela pandemia do coronavírus.
Este podcast foi gravado com informações do site do Vatican News e de um artigo do Pe. Nelito Dorneles, da Diocese de Governador Valadares, Minas Gerais, pós-graduado em Teologia Pastoral.