Conexão Indica: “Xô Fake News”

Todo mundo já recebeu aquela notícia duvidosa no grupo da família no WhatsApp, viu alguém compartilhando uma notícia estranha nas redes sociais e ficou se perguntando. Será que é verdade? Como faço para checar tal informação? Pois bem, essa é a dica do “Conexão Indica” deste mês, o primeiro de 2021.  

“O termo vem do inglês fake (falso/falsa) e news (notícia/notícias), ou seja, notícias falsas. Apesar de ter ganhado destaque recentemente, a expressão já existe desde o final do século XIX.  A prática consiste em espalhar uma notícia com mentiras, mas veiculá-la como verdade, ou seja, visa omitir situações reais”. (FONTE: Wizard)

Smartphone na mão, fake news no mundão. Algumas vezes recebemos coisas bem estranhas das tias, dos tios e até amigos, e pensamos… não é possível! Então, para quebrar a corrente de disseminação de informação errada, hoje indico três fontes boas para saber se uma informação é verdadeira ou falsa. Vamos lá:

1- Agência Lupa

Foi o primeiro site que eu conheci e já usei! A agência está ligada à Folha de São Paulo, jornal paulista. Lá você manda o link duvidoso por mensagem no Facebook ou direto no WhatsApp. Além de checar a sua informação, nas redes sociais eles sempre colocam diversas notícias falsas que foram checadas, ou seja, às vezes você não recebe, mas já sabe que é fake

Segue o link para você conhecer: https://m.facebook.com/LupaNews/

2- Fato ou Fake

Outro espaço para checagem de informação é o Fato ou Fake, do grupo Globo. Como na descrição do perfil diz: “página para divulgar as checagens de conteúdos suspeitos mais compartilhados para esclarecer o que é real e o que é fake.”

Tem alguma informação duvidosa, pode entrar em contato com eles através de mensagens no Facebook ou através do WhatsApp: https://www.facebook.com/fatooufake/

3- Coletivo Bereia

O Coletivo Bereia é uma indicação do Frei Augusto Luiz Gabriel e é bem franciscano. Como a missão de “separar o joio e guardar o trigo”, é um parceiro nacional da rede de combate à desinformação. Com inspiração no livro do Atos dos Apóstolos “Os de Bereia dedicaram-se a avaliar se tudo correspondia à verdade” (17:11), é uma iniciativa de organizações, profissionais, pesquisadores e estudantes de comunicação vinculados ao contexto da fé cristã. Além checar os fatos publicados diariamente em mídias religiosas, também fazem uma varredura nas mídias sociais brasileiras que abordam conteúdos sobre religiões e suas lideranças no Brasil e no exterior.

Por isso, ficou na dúvida se é fake ou não, entre em contato: coletivobereia.com.br

Como jornalista, luto sempre contra as Fake News, o perigo que elas causam e as sérias consequências que podem ter. E você, costuma conferir todos os links que recebe? Você avisa quando a pessoa repassa fake news? Conhece outra plataforma? Manda pra gente todas essas respostas, hein?!

Primeira coluna do ano tem que ter um bônus, né?! 

Escrevendo o texto desta coluna, descobri um novo termo: DeepFake. E, segundo a Agência Lupa, “são aqueles vídeos realistas que reproduzem, a partir de inteligência artificial, as expressões e até a voz de alguém”. Um perigo, né?! 

Fique de olho! Espalhe apenas a verdade por aí. 

Valeu, galera! 

Um abraço, Lari!

Deixe uma resposta