“Jesus é o Messias, o Cristo”

Irmãs e irmãs, Paz e Bem! Nas reflexões dominicais do Conexão Evangelho, vamos refletir sobre alguns dos dogmas da Igreja Católica. Seja bem-vindo, você está no “Descomplicando Dogmas” – parte III. Além disso, apresentamos o episódio #03 do “Conexão Acessibilidade”, um espaço com reflexões em libras para a comunidade surda!

“Encontramos o Messias (que quer dizer: Cristo)” (Jo 1,41).

Esta bela exclamação de fé foi proferida por Pedro. Messias quer dizer Cristo e Cristo quer dizer Ungido, ou seja, aquele que era o esperado, o Filho de Deus. Sendo assim, nesta reflexão vamos aprofundar outro dogma da Igreja, a saber: “Jesus Cristo, ainda que homem, é Filho natural de Deus”. 

Bom, vamos por partes para descomplicar isso. Sabemos que Deus é único, mas que são três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo, certo? Cada pessoa da Santíssima Trindade tem uma propriedade, ou seja, uma característica diferente que faz com que cada pessoa da Santíssima Trindade se torne única e distinta. Vamos lá para ficar mais fácil. O Pai, o que ele faz para ser diferente do Filho? A paternidade, ou seja, a paternidade é uma característica do Pai. Qual a do Filho? A filiação, pois só podemos dizer que Jesus é Filho porque ele é filial ao Pai. E o Espírito? Ele é o gerador que dá a vida, o sopro. 

Resumindo: A característica do Pai, de ser distinto dos outros, é a sua paternidade, a do Filho é a sua filiação e a do Espírito é a geração da vida. Portanto, vemos aqui o dogma, Jesus é Filho de Deus natural, porque Ele é a segunda pessoa da santíssima trindade, ou seja, só podemos dizer que Jesus é Filho natural de Deus por que é característica da segunda pessoa da Santíssima Trindade, ser FILHO! 

Este dogma está querendo dizer que Jesus é o Filho de Deus por que Ele é a segunda pessoa da Santíssima Trindade. E a característica da segunda pessoa da Santíssima Trindade é ser Filho de Deus. Por isso, Jesus é o Messias, o Cristo, o bem amado, o Filho Único, por que Ele é a segunda pessoa da Santíssima Trindade. Jesus é esse Filho de Deus, e por meio Dele todos nós passamos a ser filhos de Deus também. Jesus nos mostrou como devemos amar a Deus como filhos, pois Deus nos ama como Pai. 

Paz e Bem!

Conexão Acessibilidade #03

Deixe uma resposta