Preparai o Caminho

“Esta é a voz daquele que grita no deserto: ‘Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas estradas!” (Mc 1,3). No segundo domingo do Advento, vemos o personagem São João Batista que é chamado de precursor. Precursor, pois é ele quem procede, indica a vinda de um acontecimento. Qual acontecimento? O nascimento de Jesus. Para isso ele diz: Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas estradas.

Mas lembremos da meditação que fizemos semana passada que o Advento é o tempo da espera para celebrar o nascimento de Jesus, como o tempo da espera pela segunda vinda de Jesus. Desse modo, essa palavra hoje nos fala: preparemos o caminho do Senhor, pois não sabemos nem o dia nem a hora em que Ele voltará. João Batista ainda no Evangelho continua: “Depois de mim virá alguém mais forte do que eu. Eu nem sou digno de me abaixar para desamarrar suas sandálias” (Mc 1,7). João na anunciava a si própria, mas anunciava a vinda de alguém muito importante que ele nem era digno de abaixar para desamarrar suas sandálias.

Irmãos, estamos falando do próprio Deus vindo ao nosso encontro! São Francisco dizia: “Olha que beleza sublime. Deus, o Filho de Deus, se rebaixa a tal ponto de se fazer um nós”. Por isso, endireitai os caminhos! Qual caminho? O caminho do nosso coração. Precisamos tirar tudo aquilo que impede de Deus nascer em nós. Deus quer nascer em nós, mas as vezes já tem tanta coisa lá: orgulho, inveja, raiva, rancor etc… não cabe Deus ali. Por isso essa frase que São João Batista disse lá trás ele está dizendo para nós hoje: “Endireitai”.

Quantas coisas na vida de São Francisco ele precisou endireitar, lemos a vida dele e ficamos admirado de todos os tropeços que ele endireitou. E esse endireitar é para a vida toda. Isso é um processo, como foi para Francisco ao ponto de pouco antes de morrer ele dizer: “Comecemos irmãos, pois pouco ou quase nada fizemos”. Comecemos irmãos, o importante é começar a endireitar, a preparar esse caminho do Senhor, para que Ele possa vir e nós podemos nos entregar para Ele sem reserva!

Paz e Bem! 

Deixe uma resposta