“Cuidado! Ficai atentos, porque não sabeis quando chegará o momento” (Mc 13,33). A partir desse domingo entraremos no tempo do Advento, ou seja, as quatro semanas que antecedem o Natal do Senhor. Esse tempo também é chamado de “Tempo da Espera” ou “Tempo da Expectação”. Mas afinal estamos esperando o que? Duas coisas: primeiro é celebrar o Natal do Senhor, o aniversário de Jesus e a segunda coisa estamos esperando a sua Segunda Vinda, pois Jesus um dia vai voltar e “julgar os vivos e os mortos” como rezamos no creio.
O Advento é o momento em que esperamos para celebrar o Natal do Senhor e também esperamos a sua Segunda Vinda – Maranatá, Vem Senhor Jesus. Por isso no Evangelho de hoje, Jesus nos pede para ficarmos atentos, pois não sabemos o momento. Qual momento? Da Segunda Vinda, já que a primeira nós sabemos que é dia 25 de dezembro onde comemoramos o Natal do Senhor. Ficar sempre atentos e estar como um vigia, uma sentinela, uma virgem prudente, alguém que esta sempre de vigilância. O tempo do Advento é esse tempo de meditarmos como estão os nossos atos, como está essa nossa espera.
Se Jesus voltasse hoje, qual seria a minha resposta? O que estaria fazendo? Como estaria a minha vida? Vivemos nessa espera, todo cristão vive essa espera. Essa espera que não tem dia nem hora, mas que um dia chegará. Por isso, agora é o momento de analisarmos a nossa vida e refletir sobre esse tempo de espera. Também esse tempo é chamado de “Tempo da Expectação”. E o que seria expectação? É estar no expectar, ou seja, na expectativa. Quando estamos esperando algo, ficamos ansiosos, ficamos na expectativa, expectação desse novo que está para chegar. A nossa expectativa é Jesus.
Todos nos queremos que Jesus venha, por isso após a consagração nos rezamos: “Anunciamos Senhor a vossa e proclamamos a vossa ressurreição. VINDE, SENHOR JESUS”. Venha Senhor Jesus é também a última frase dita na bíblia. Enquanto estamos esperando a vinda do Senhor Jesus, busquemos então as coisas santas de Deus e seu santo modo de operar. Façamos desse tempo do Advento, um tempo de revisão de nossas vidas.
Paz e Bem!