Subsídio franciscano para o IV Dia Mundial do Pobre

«Estende a tua mão ao pobre»

“Irmão, quando você vê um homem pobre, você vê um espelho do Senhor e de sua pobre mãe.” Esta frase, atribuída a São Francisco de Assis, reúne uma abordagem particular que orienta a celebração deste novo Dia Mundial dos Pobres. Não se trata de conceitos abstratos. Não se trata de rostos específicos, se trata de Deus.

Em tempos de Pontificado de Francisco, o carisma franciscano ocupa um lugar de destaque na agenda de renovação eclesial. O nome escolhido pelo atual Bispo de Roma atualiza os acontecimentos de Deus na Úmbria no século XIII e propõe uma referência antropológica para reparar a criação que ameaça ruínas.

Por isso, o Dia Mundial dos Pobres não deve ser entendido como um acontecimento, mas como um processo. Não é uma atividade passageira, que se faz e depois se esquece; é uma ação permanente que se expressa e que se celebra com vida.

Por isso, o Escritório de Justiça, Paz e Integridade da Criação em colaboração com as equipes JPIC-Mídia oferece este subsídio para aprofundar o Dia Mundial dos Pobres em quatro enfoques: da Ecologia Integral, da contemplação da realidade, a partir de um discernimento da fraternidade e de um compromisso da samaritanidade.

Imagem de destaque: Frei Benedito Gonçalves (Frei Dito)

Tradução: Frei Augusto Luiz Gabriel

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s