“Sê Forte!”

“… e Jesus começou a ensiná-los” (Mt 5,2). Neste domingo a Igreja comemora o dia de todos os santos. Os santos são aqueles que ouviram os ensinamentos de Jesus e colocaram em prática. No belo Evangelho desse domingo ouvimos o famoso “sermão da montanha”. Neste sermão que Jesus nos propõe, ele vai nos ensinando, com pistas, como ser “Santo”. Várias pessoas, então, que ouviram o ensinamento de Jesus colocaram em prática e se tornaram santo. Durante esse mês de novembro, meditaremos algumas virtudes que nos exercitam a sermos santos. Começo pelo “Vigor”.

O “Vigor” é o forte, o robustecido e viçoso. Numa sociedade cada vez mais fraca, aquele que tem vigor, entusiasmo é quase uma exceção. Olhamos ao nosso redor e vemos pessoas cansadas, fatigas, desanimadas por tantas coisas que acontecem e às vezes se nós não tomarmos cuidados acabamos entrando nessa onda e quando vemos estamos cansados também e nem sabemos o porquê. Reclamamos de tanta coisa e nos frustramos fácil. Sempre estamos pronto para reclamar, pra dizer que algo está errado ou que não é assim que faz ou que deveria ser. Mas afinal? O que no fundo queremos?

Tudo isso seria possível se fossemos mais fortes, pois quando sou fraco é ai que se mostra a força de Deus como diz São Paulo em uma de suas cartas. Sejamos fortes, tenhamos vigor naquilo que queremos e buscamos. Quem acha que está tudo errado é porque ainda não percebeu que é na fraqueza que Deus revela a sua força: “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados”, vejamos bem essa frase: aqueles que têm Fome e Sede, ou seja, aquele que tem vontade, que tem vigor, que é viril.

Justiça todos nós queremos e precisamos, mas temos que ter Fome e Sede. Ter “Vigor” é diferente de ter Poder, pois Vigor é uma Virtude e Virtude é uma ferramenta de um modo de ser no mundo. Uma pessoa Virtuosa é uma pessoa que não deixa levar pelas coisas, mas sim por aquilo que é o correto a se fazer. Ser vigoroso então é a atitude de ser forte frente as enxurradas de coisas que todos os dias passamos, frente ao nosso medo, as reclamações etc. Olhemos para São Francisco. Quando ele despe toda a sua roupa e fica nu. A princípio achamos estranho, mas quer atitude de maior vigor, de força e vontade que isso? Portanto irmãos, sejamos fortes, tenhamos fome e sede de justiça, pois “é na fraqueza que Deus revela a sua força”!

Paz e Bem. 

Deixe uma resposta