Dia de Frei Galvão; ouça

Neste dia 25 de outubro, a Família Franciscana e toda a Igreja celebra a festa litúrgica de Santo Antônio de Sant’Ana Galvão, popularmente conhecido como Frei Galvão. Considerado o primeiro santo nascido no Brasil, foi canonizado pelo Papa Emérito Bento XVI no dia 11 de maio de 2007. Nasceu na cidade de Guaratinguetá (SP) em 1739 e ficou conhecido por seus inúmeros milagres.

Frei Galvão morreu em 23 de dezembro de 1822 e está sepultado no Mosteiro da Luz, em São Paulo. Contudo, este santo brasileiro, que era frade da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, viveu 60 anos no Convento São Francisco, no Largo São Francisco, em São Paulo.

Na homilia de sua canonização, o Papa Bento XVI disse: “Significativo é o exemplo do Frei Galvão pela sua disponibilidade para servir o povo sempre quando era solicitado. Conselheiro de fama, pacificador das almas e das famílias, dispensador da caridade especialmente dos pobres e dos enfermos. Muito procurado para as confissões, pois era zeloso, sábio e prudente. Uma característica de quem ama de verdade é não querer que o Amado seja ofendido, por isso a conversão dos pecadores era a grande paixão do nosso Santo. A Irmã Helena Maria, que foi a primeira ‘recolhida’ destinada a dar início ao ‘Recolhimento de Nossa Senhora da Conceição’, testemunhou aquilo que Frei Galvão disse: “Rezai para que Deus Nosso Senhor levante os pecadores com o seu potente braço do abismo miserável das culpas em que se encontram”. Possa essa delicada advertência servir-nos de estímulo para reconhecer na misericórdia divina o caminho para a reconciliação com Deus e com o próximo e para a paz das nossas consciências”.

Esta edição do Podcast do Conexão Fraterna recebe Frei Diego Melo, religioso franciscano que atualmente reside no Seminário Frei Galvão em Guaratinguetá, para falar sobre o 1º Santo brasileiro e o seu legado.


OUÇA NOSSA ENTREVISTA NA ÍNTEGRA

Da um play aqui embaixo e ouça com a gente!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s