A nudez e o vestir

“Por que muitos são chamados, e poucos são escolhidos” (Mt 22,14). Novamente nesse domingo temos outra parábola de Jesus que diz o seguinte: um rei preparou um grande banquete para festa de casamento de seu filho. Pede a seus empregados para ir chamar os convidados, mas ninguém deu ouvido a ele e ninguém quis ir, pois tinham outros compromissos. Então o rei pede para os seus empregados irem chamando a todos aqueles que eles encontrarem. E assim, todos foram chamados. Contudo, quando começou a festa o rei percebeu que um homem não estava vestido com trajes para a festa. Então, o rei pediu para seus empregados amarrar os pés desse homem e jogar para fora da festa na escuridão, pois ali haverá choro e ranger de dentes e por fim concluir dizendo que muitos serão chamados, mas que poucos serão escolhidos.

Jesus veio ao mundo para que todos tenham vida e tenham em abundância, assim diz o evangelista João. Ele quer que todos tenham, pois todos são chamados a ter, mas poucos serão escolhidos para a festa. Como assim? Deus quer a todos, mas ao mesmo tempo só alguns serão escolhidos? Pois Ele deixou ao homem a liberdade de escolher o que ele quer para sua vida. Ele deixa você ter a sua opinião própria, mas não esquecemos que ele já mostrou em seu evangelho à maneira correta de se fazer as coisas. Com Deus não se barganha ou tenta negociar um “jeitinho”. Sim, de fato, Ele te deixou livre para agir da maneira que você quiser, mas não nos esqueçamos: Ele já nos deu a roupa para a festa, já nos garantiu o seu banquete no céu, já fomos garantido para vivermos na eternidade, mas as vezes as nossas escolhas faz nos preferirmos outros trajes para festa, e ai quando por fim chegar a grande festa qual roupa estaremos usando? A que Deus nos deu em nosso batismo ou aquela que escolhemos de outro modelo?

A liberdade que vem de Deus é desafiadora, pois a todo o momento temos que ser fieis aos trajes festivos que recebemos em nosso batismo. Francisco quando fica nu em praça pública, naquele momento ele retira o seu traje, para vestir o traje da festa da eternidade. Todos nós um dia precisamos passar por esse processo de ficar nu, para vestir os trajes para a festa da eternidade. Ficar nu é um processo em que ao poucos vamos novamente colocando os trajes que Deus nos ofereceu em nosso batismo. Irmãos, busquemos sempre nos vestir de Cristo!

Paz e Bem! 

Deixe uma resposta