Atenção

Publicado por

“O Reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que produzirá frutos” (Mt 21,43). Na parábola deste final de semana, Jesus nos conta que o dono de uma vinha arrendou sua terra para algumas pessoas, enquanto ele foi viajar. Quando voltou, mandou seus empregados irem prestar contas com as pessoas que ele havia arrendado, porém essas pessoas mataram os empregados. Depois, o patrão mandou mais empregados, eles também foram mortos. Por fim, mandou seu próprio filho para prestar contas e esse também foi morto. Ao final da parábola, Jesus pergunta: o que o patrão fará quando ele mesmo for prestar contas? Os sumos sacerdotes responderam que o patrão vai matar a todos aqueles que fizeram mal contra os empregados e seu filho. Finalizando a sua parábola, Jesus disse que a pedra que os pedreiros rejeitaram, tornou-se agora a pedra angular e que o Reino de Deus será tirado de vós e será entregue a aqueles que produzem frutos. O que essa parábola nos provoca?

Deus nos manda sinais em nossas vidas! Esses empregados representam os profetas que anunciaram ao povo do antigo testamento os erros que eles estavam praticando e mesmo assim preferiam permanecer no erro. O filho do patrão é o próprio Cristo que também mataram, pois alguns ainda queriam permanecer no erro. Tem pessoas que preferem estar no erro, na ignorância, no orgulho, no seu próprio “mundinho”. Irmãos, não nos cabe julgar, pois o julgamento vem de Deus. Esse evangelho tem que nos provocar para uma mudança, pois reforço aqui: Deus manda sinais. Quando olhamos ao nosso redor percebemos que estamos cercados por Deus. Deus é como um farol, um raio, um sol. O problema é a nossa cegueira, a nossa ignorância, o nosso “mundinho”. Quantas vezes a nossa intuição pediu para fazermos algo e escolhemos o caminho oposto?!

Irmãos, a nossa intuição pode ser Deus nos avisando… Olho para Francisco e vejo como Deus não só mandou vários sinais em sua vida, mas também como selou com suas chagas o sinal da sua paixão em seu próprio corpo. Hoje, dia em que celebramos também o dia de São Francisco, celebremos além da vida desse santo homem, olhemos para ele e procuremos ver esses vestígios de Deus em seu corpo e em sua vida. Ser franciscano é quebrar essa cegueira de nossos olhos, é buscar acima de tudo ver os sinais de Deus no mundo! Paz e Bem! 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s