JUFRA: “Em busca de uma sociedade mais justa”

A coluna do “Em Fraternidade” deste mês tem a alegria de receber a jovem franciscana Karina Guimarães, da Paróquia São Francisco de Assis, em Duque de Caxias (RJ). A franciscana uniu-se a nós para falar sobre a Juventude Franciscana, mais conhecida como a JUFRA.

Karina é estudante de Serviço Social e não esconde a alegria em fazer parte da Fraternidade Chicão, do Regional Sudeste II da JUFRA. “Sinto um amor e uma amizade profunda com todos os membros e, consequentemente, fico cheia de alegria para continuar minha caminhada à luz de São Francisco”, revelou. 

Em 2021, a Juventude Franciscana do Brasil completa 50 anos de história e de missão, e vê-se desafiada a continuar a crescer e dar frutos. “De braços com a vida em missão na história”, é o tema das comemorações deste jubileu de ouro que promete celebrar a ousadia de milhares de jovens que, com São Francisco, são arautos da Paz e do Bem!

LEIA O TEXTO NA ÍNTEGRA

Primeiramente, com imensa alegria agradeço o convite do Frei Augusto, em nome do Conexão Fraterna, para falar com vocês sobre a Juventude Franciscana (JUFRA). Sou muito orgulhosa desse lindo projeto idealizado pela irmã Thaís de Oliveira, que tenho tanto carinho, além de sermos da mesma Paróquia, fizemos nosso rito na JUFRA juntas.

Sou agraciada em fazer parte de uma paróquia com um histórico de luta por seus direitos em sua realidade de periferia e com uma presença leiga de bastante atuação nas diversas pastorais.

Esse sentimento de indignação me tomou a consciência e fomentou a vontade de participar de maneira atuante de uma juventude que dialoga na busca de uma sociedade mais justa e que se preocupe com a nossa Casa Comum. Foi na JUFRA que alcancei esse ideal, me aproximando mais profundamente do carisma franciscano. 

A Juventude Franciscana faz parte da Ordem Franciscana Secular (OFS) que é a terceira ordem fundada por São Francisco de Assis, para os leigos casados ou não, que vivem sua vocação à exemplo de São Francisco em todos os âmbitos da sociedade.

Na Fraternidade Chicão, descobri a riqueza da vivência entre irmãos. Sinto um amor e uma amizade profunda com todos os membros e consequentemente fico cheia de alegria para continuar minha caminhada à luz de São Francisco.

De certo que não é de tanta facilidade lidar com o outro, às vezes divergimos em algumas situações, mas entre uns convívios e umas correções fraternas fica tudo bem.

O processo de formação da JUFRA se dá a partir dos encontros de formação inicial em aproximadamente no período de um ano e o jovem continuando a sentir esse chamado para a vida franciscana, faz o compromisso de vida, ou mais conhecido como “Rito do Jufrista”. Em seguida, inicia a formação de base onde é discutido temas sobre a vida de São Francisco, temas ecológicos, sociais, sobre a Igreja, etc. O jovem que continuar com a vontade de trilhar esse caminho, ao chegar à fase adulta, é conduzido para a etapa de formação franciscana pelos formadores da Ordem Franciscana Secular.

É muito marcante como jufrista, os dias de comemorações franciscanas, como a encenação do Trânsito de São Francisco ou quando visitamos o mosteiro das Irmãs Clarissas junto com a OFS e com os freis. Meu coração transborda de alegria em me sentir partícipe dessa família tão especial. 

Acredito que a JUFRA tem espaço sim na Igreja, mas às vezes pode ficar um pouco esquecida por não ser amplamente conhecida ou sua organização não ser entendida da maneira correta. É muito gratificante e importante que nos diversos encontros da Província da Imaculada Conceição do Brasil, tenha espaço para oficinas sobre a JUFRA.

Caso o jovem tenha o desejo de conhecer mais sobre a JUFRA, basta procurar por uma fraternidade ou regional mais próximo de seu Estado ou até mesmo conversar com o secretariado nacional para o direcionamento de maneira prática.

Um grande abraço fraterno de Paz e Bem!

Karina Guimarães

Deixe uma resposta