Ordem Franciscana Secular: Uma forma de vida!

Estamos no mês vocacional, tempo propício para rezar pelas vocações e dar espaço para o convite que Deus faz a todos os seres humanos. E é por isso que a edição do “Em Fraternidade” deste mês de agosto, recebe com muita alegria a franciscana secular Claudia Kuhnen, para falar sobre a vocação leiga. Desde cedo ela aceitou o convite do Senhor para segui-Lo mais de perto e com amor, ingressando na Ordem Franciscana Secular (OFS) ou Ordem Terceira, como também é conhecida!

Atualmente, Claudia é Ministra da Fraternidade Santa Clara (OFS) na qual integra há mais de 19 anos. Acumula também o cargo de Secretária Regional do Sudeste III de São Paulo. Para ela, a estrada que leva à fraternidade é o caminho da minoridade movido pelo amor. “Em fraternidade, buscamos viver a verdadeira experiência de amor”, revelou.

LEIA O TEXTO NA ÍNTEGRA

Olá, sou a Claudia Kuhnen, mais conhecida como a Cau, professa na Ordem Franciscana Secular. Com muita alegria aceitei o convite feito pelo grande irmão e amigo Frei Augusto, através do Conexão Fraterna, para poder partilhar com vocês um pouquinho sobre a OFS. Desde já muito obrigada pela oportunidade e por poder compartilhar com vocês sobre ‘ser um terceiro’.

Meu primeiro desafio foi entender o que era a Ordem! Nossa, quando recebi o convite para conhecer esta família senti muitas emoções misturadas. Como é viver o Evangelho numa vida secular? Será que sou capaz? São Francisco foi meu inspirador em todos meus passos. Como eu, uma pessoa leiga, em todos os sentidos, posso estar preparada para dar este sim? Foi desta forma que meus pensamentos vinham e iam, fui conhecendo tudo aos poucos.

Então, no ano de 2001, através de Frei Severino Clasen, hoje Bispo de Maringá (PR),  fui apresentada a Fraternidade Santa Clara. Ali senti em meu coração a semente ser semeada. Cada encontro era uma paz e nascia em mim a curiosidade de conhecer e viver cada vez mais os passos de São Francisco. Em 2003 fiz meu primeiro Itinerário Franciscano e ali tive a certeza do caminho que queria para minha vida. Foi então que no final deste ano decidi iniciar a formação em preparação para entrar na Ordem. Neste momento você deve estar se perguntando: O que é a OFS ou Ordem Terceira? Então vamos lá, consta em nossa Regra, no capítulo 1, a seguinte afirmação:

“Entre as famílias espirituais, suscitadas pelo Espírito Santo na Igreja, a Família Franciscana reúne todos aqueles membros do povo de Deus, leigos, religiosos e sacerdotes, que se sentem chamados ao seguimento do Cristo, à maneira de São Francisco de Assis”.

Por modos e formas diversas, mas em recíproca comunhão vital, queremos tornar presente o carisma de São Francisco na vida e na missão da Igreja. Somos uma Ordem Religiosa, inscrita na religião católica, fundada em 1209 por São Francisco de Assis, que também fundou a Ordem dos Frades Menores (OFM) e a Ordem de Santa Clara (OSC). Somos todos de uma mesma família espiritual! Dentro da Ordem Terceira temos pessoas de todas as idades. Este caminhar com Francisco pode iniciar-se desde a infância através da Juventude Franciscana (JUFRA), neste início compreende membros de quatro categorias distintas: Infância Franciscana (Infância); Micros Franciscanos (pré-adolescentes); Mini Franciscanos (adolescentes); e Jufristas (jovens de 15 até 30 anos incompletos). A idade de 15 anos para ingresso na JUFRA é o limite mínimo e se você tem mais de 18 anos pode entrar direto para a formação na Ordem Terceira. Nós seculares queremos uma sociedade justa e fraterna e ser presença ativa na Igreja e no mundo secular.

O GRANDE MÉRITO DE SÃO FRANCISCO

O grande mérito de São Francisco não foi de ter sido fundador de ordens religiosas, mas sim, antes do Concílio Vaticano II, ter se voltado para os leigos; ter feito a santidade sair dos conventos, claustros e mosteiros, e ir pelas estradas, pelas cidades e pelo século, o mundo.

Jesus, em sua Oração Sacerdotal (Jo 17,15-18), se referindo aos seus seguidores, assim reza ao Pai: “Não peço que os tires do mundo, mas que os guarde do mal. Eles não são do mundo, como eu também não sou do mundo. Santifica-os na verdade. A tua palavra é a verdade. Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo”.

UMA EXPERIÊNCIA DE AMOR

Vivemos em fraternidades, buscamos viver a verdadeira experiência de amor. É evidente que acontecem momentos de tensão e que devemos aprender a superá-los. Vida de penitência e de conversão passa pela convivência com os irmãos. Essa é a grande característica da vida de São Francisco: viver em profundidade o amor fraterno.

Na experiência franciscana não se buscam privilégios, poderes, posição social, mas vive-se o modo de ser menor. Isto é: viver em simplicidade, acolhendo com amor incondicional os que vêm à Ordem, exercitando o respeito ao próximo, superando as barreiras existentes na família, no mundo do trabalho e na sociedade. Treinamentos estes que são perenes na aceitação da vida em fraternidade, conforme as exigências evangélicas.

COMO TORNAR-SE FRANCISCANO E FRANCISCANA SECULAR?

Depois de falar um pouco sobre esta família tão querida, se você quiser saber um pouco mais podemos conversar, aprender e viver. Venha conosco seguir essa alegria e esse desafio de acompanhar os passos do Santo de Assis.

Você pode também entrar em contato (clique aqui)  informando o seu nome completo, e-mail, endereço postal e, opcionalmente, seu telefone de contato. A OFS retornará com uma mensagem com todas as orientações necessárias e informará o endereço da Fraternidade Franciscana mais próxima de você, caso exista, onde você poderá fazer uma visita, conhecer os irmãos e sanar todas as curiosidades para tornar-se um franciscano (a) secular e praticar um jeito diferente de evangelizar a si mesmo, a sua família e os irmãos e irmãs do seu convívio. Clique aqui e veja  onde a OFS está presente no Brasil!

A espiritualidade franciscana tem como eixo o mistério da Encarnação de Jesus. A estrada que leva à fraternidade é o caminho da minoridade movido pelo amor. Venha você também fazer parte desta história, com sua energia jovial e com seu carisma precioso.

Deus te abençoe e um fraterno abraço,

Cau.

2 comments

Deixe uma resposta