Assunção de Maria

Publicado por

“Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!” (Lc 1,42). Neste fim de semana, celebramos a Assunção da Virgem Maria aos Céus. Mas por que a Virgem Maria foi assunta ao Céu? O que quer dizer Assunção? Qual a diferença de Ascenção e de Assunção? Bom, primeiramente vamos colocar assim: em Jesus comemoramos a Ascenção, pois Jesus sendo Deus tem o poder de elevar a Si próprio. Diferente de Maria, que não é deusa, mas Deus a chamou para Si, ou seja, foi Deus que a elevou, portanto ela foi assunta. Desse modo, Deus a fez assunta, Ele a chamou para Si. Mas por quê? Por que Deus a quis para Si? 

Vejamos, Maria é Mãe de Jesus! Em Maria não há pecado, ela se manteve intacta desde a sua concepção. Em Maria a sua virgindade/pureza não foi violada, mantendo-se virgem antes, durante e depois do parto de Jesus. O Papa Pio XII ao decretar que Maria foi assunta ao céu, diz que Maria, em todo o seu ser – corpo e alma – já está na glória de Deus. Enquanto nós, ainda estamos esperando o julgamento final e aguardamos a “ressurreição da carne” (quando recitamos o creio), Maria já ressuscitou e está na glória de Deus. Lembramos aqui que o salário do pecado é a morte, e em Maria não há pecado, desse modo, ela não morreu, mas sim foi assunta de Corpo e Alma para junto de Deus. A Assunção de Maria nos mostra como será a nossa ressurreição, pois quando morrermos, ficaremos aguardando a volta de Cristo para que ressurgidos na carne/corpo, entremos no céu. Mas pode surgir a pergunta: qual corpo? Que corpo? Que carne? Irmãos, quando falamos em corpo, não estamos falando desse corpo que temos aqui fisicamente, mas estamos falando de um Corpo Glorioso, um Corpo Ressuscitado. 

Esse corpo que temos agora é um corpo que aos poucos vai se acabando conforme o tempo, vamos envelhecendo e morrendo, pois, este corpo está danificado pelo pecado. Porém, no Corpo Ressuscitado, no Corpo Glorioso não há pecado, não há danação, mas somente Deus. O Corpo Glorioso em que esperamos é um corpo revestido de Deus. Um corpo que ultrapassa o físico, ou seja, o espaço e o tempo. É um corpo que entra na glória de Deus. Portanto, com a graça de Deus, peçamos a Virgem Maria e São Francisco de Assis, que consigamos cada vez mais construir aqui na terra o nosso lugar no Céu.

Paz e Bem!  

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s