O Trigo e o Joio

Publicado por

O Reino dos Céus é como um homem que semeou boa semente no seu campo (Mt 13,24). No Evangelho da semana passada nós ouvimos Jesus dizer: “o semeador saiu para semear”. Neste domingo, novamente Jesus traz a perspectiva da semente, porém agora ele compara o reino dos céus como um homem que saiu para semear a semente no campo. Durante a noite, veio o inimigo enquanto ele dormia e semeou joio onde havia trigo. Quando as sementes começaram a brotar, tanto o trigo quanto o joio cresceu e, na hora que veio a colheita, o patrão orientou para cortar o joio e queimar, enquanto o trigo foi colhido e guardado no celeiro.

Se na semana passada a missão era nossa de ir semear a palavra, semear o desejo de vida de paz e esperança no coração das pessoas o evangelho dessa semana mostra que nós podemos ser enganados por um falsa religião. Como assim? Vejamos: o campo era um só, e nesse campo foi semeado trigo, mas a noite o inimigo veio e semeou o joio. E ambas cresceram juntas no mesmo campo. Irmãos, algumas vezes não somos nós que semeamos o medo, o erro e a morte, mas as vezes foram colocados em nós o joio, semearam errado para nós a palavra de Jesus.

Algumas vezes somos enganados por uma falsa religião, por um erro, porque foi plantado mais joio que trigo e não nos damos conta disso. Cuidado irmãos, fiquemos em alerta, pois as vezes o joio é bonito e nem nos damos conta disso. A palavra de Jesus algumas vezes é usada para a nos manipular. Precisamos separar aquilo que Jesus é daquilo que achamos que ele seja. Precisamos separa o joio do trigo, como diz o ditado. Por isso necessitamos ouvir sua palavra, meditar seus gesto e praticar o seu exemplo, pois Jesus é nosso exemplo, Jesus é nosso mestre e senhor. É Jesus que tudo nos ensina: a rezar, a amar, a se doar e partilhar.

São Francisco em tudo procurava agradar a Deus e tinha Jesus Crucificado como exemplo. Para Francisco é tão claro isso que ele começa escrevendo em sua regra: “A Regra e a Vida dos Frades Menores é essa: seguir os passos de Nosso Senhor Jesus Cristo”. É Nele irmãos, o trigo novo, o pão descido do céu em quem colocamos e depositamos a nossa fé.

Paz e Bem!  

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s