Pedro, Paulo, Francisco, eu e você

Publicado por

“Tu és Pedro, e sobre essa pedra edificarei a minha Igreja” (Mt 16,18). 

Neste domingo celebramos a Festa de São Pedro e São Paulo, chamados também de colunas da Igreja. Se Cristo é a Pedra, Pedro e Paulo são as colunas. Foi por meio da fé desses dois homens que a Igreja se construiu e se espalhou. Temos em Pedro o mandato divino. É sob Pedro que Cristo edifica e constrói a sua Igreja. Já em Paulo temos a missão, pois ele foi o primeiro e grande missionário. 

Jesus confiou a Pedro a autoridade de construir a Igreja e a Igreja confiou a Paulo o serviço de ser missionário. Pedro desse modo foi chamado de primeiro Papa (Pai) da Igreja e Paulo o primeiro missionário. 

Pedro e Paulo se completam, pois em Pedro temos um pai que Cristo nos deixou perpetuamente, em nossos dias a figura de pedro é representada pelo Papa Francisco e em Paulo temos a missão da Igreja que compete a cada um de nós realizar. 

Mas qual é o serviço do Papa? Ele tem um tríplice serviço: governar, ensinar e enviar. Governar: o governo da Igreja foi dado a ele, como podemos ler no Evangelho deste domingo, de ensinar: pois ele como nosso pastor e vigário de Cristo nos ensina por meio de suas cartas e exortações, como por exemplo pela Encíclica Laudato Si’; de enviar: ou seja, por meio do papa e de seus bispos e padres todos nós somos enviados a ser missionários e isso começa a partir do nosso batismo. 

Porém, de que serve o governo, o ensino e o envio se não houvesse a quem governar ensinar e enviar? Por isso, temos a figura de Paulo. Se Pedro é o primeiro Pastor, Pai, Papa da nossa Igreja é porque Paulo foi trazendo as ovelhas, foi procurando as ovelhas perdidas, foi sendo missionário para essas ovelhas que nunca tinham ouvido falar de Jesus. Desse modo, Pedro e Paulo se completam e isso acontece até hoje. 

Celebrar a festa desses dois santos é a maneira pela qual, nós cristãos, louvamos a Deus que por intermédio de Pedro e Paulo essa Igreja se construiu e chegou a cada um de nós. E nós somos convidados todos os dias a ser Pedros e Paulos. Deus confiou a nós darmos testemunho de Jesus. Seremos Pedros sendo pedras vivas de Cristo no meio dos homens. Seremos Paulos levando a Palavra de Deus com nossa vida e nossas ações concretas de evangelização.

Olhemos para Francisco, quando ele em profunda oração ouviu a voz que dizia: “Vai Francisco e reconstrói a minha Igreja”, percebemos o mandato divino, ali e ele estava sendo Pedro e depois quando ele diz que queria ir até o Sultão para falar de Jesus, ele foi Paulo. Pedro e Paulo, somos eu você e toda a Igreja. 

Um abraço fraterno, Paz e Bem! 

Frei Jhones Lucas Martins 

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s