Engenharia da Santidade: quarta ferramenta

“Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas” (Jo 14,12). A nossa quarta ferramenta que o engenheiro da Santidade busca fazer é a “obra”. Todo engenheiro produz algo e, para tal, podemos dizer que sua grande ferramenta final é sua obra, ás vezes representada, também, em uma maquete ou algo personalizado em 3D. Essa ferramenta certamente é muito importante para visualizar o projeto como todo, é uma obra só que em escala menor.

E qual é a “obra” por excelência do nosso engenheiro da Santidade? Qual a sua maquete? Sua obra é sua própria vida aqui na terra em forma de “corpo”. Nós enquanto engenheiros da Santidade estamos realizando a obra de Deus em nosso próprio Corpo. O nosso corpo é a nossa obra. Quando Jesus da seu Corpo para nos alimentar é, antes de tudo, comungar de seu Corpo, para que nosso corpo se torne um só Corpo com Ele. Comer do Corpo de Cristo é se alimentar da sua vida e dizer igual a São Paulo: “Não sou eu quem vivo, mas é Cristo que vive em mim”.

O nosso corpo se une ao Corpo de Cristo, a nossa vida se une a Vida de Cristo. Como Cristo disse nesse evangelho “Eu sou o Caminho a Verdade e a Vida” (Jo 14, 6b). Ou seja, se Cristo é o Caminho, Verdade e Vida, o nosso caminho, verdade e vida só pode ser Cristo, pois nos alimentamos de seu Corpo. Cuidar do corpo, valorizar o corpo, amar o corpo e cuidar, valorizar e amar o próprio corpo de Cristo. Francisco no final da sua vida pede perdão ao seu corpo por tantas vezes ter sido acometido de grandes penitencias. Francisco pede perdão ao seu corpo, pois ele sabe que seu corpo mergulhou no corpo de Cristo.

Irmãos, mergulhemos no Corpo de Cristo. Nos tornar um com Ele é uma ferramenta de Santidade. Ao percebemos isso, perceberemos que o outro/próximo é imagem e semelhança de Deus e que o Corpo de Cristo se faz nele também. Alimentar o outro, dar esperança ao outro, fazer sorrir o irmão triste, é na verdade alimentar, dar esperança e fazer sorrir o próprio Deus!

Paz e Bem! 

Deixe uma resposta