Neste sábado santo, meditamos o ‘Em Cristo’. Nesse dia comemoramos a vitória de Cristo sobre a morte. Somente em Cristo venceremos a morte, o mal e o pecado. É no ‘Em Cristo’ que ressuscitaremos para uma vida nova, a vida em Cristo. Por Ele fomos batizados, com Ele passamos a nossa vida até a morte e em Cristo ressuscitaremos para a eternidade.
É em Cristo que temos a vida nova. É o “em” que nos faz viver o por Cristo e o com Cristo. Por meio do nosso batismo, passamos uma vida de aventuras com Cristo para nos unirmos na ressurreição no ‘Em Cristo’. Isso é a nossa santificação, somente no “em” Cristo habitaremos no céu. É o “em” Cristo que nos tornamos santos, por que Cristo é Deus, e Deus é Santo. O “em” Cristo nos coloca na Vida Eterna.
Hoje, ao celebrarmos a ressurreição de Cristo, estamos celebrando também a nossa, pois um dia queremos em Cristo ressuscitar para o céu. Ansiosamente esperamos essa ressurreição final, mas somente faremos isso se estivermos “em” Cristo, se formos o seu povo pelo qual ele derramou seu sangue. Mas o que seria esse “em” Cristo? Como diz Paulo:
“Não sou eu quem vivo, é Cristo que vivem em mim”. (Gál 2, 19)
Esse “em” é o deixar esse Cristo ressuscitado habitar em todas as nossas ações. Esse “em” Cristo é deixar esse eterno habitar em nós. Paulo somente consegue combater o bom combate e guardar a fé porque era o “em” Cristo que habitava em sua vida que o conduzia para a eternidade, encerrando a sua carreira e recebendo a coroa da vitória.
Ao final da vida de São Francisco, percebemos esse “em” Cristo habitar nele. Tudo o que Francisco fazia era movido por esse “em” que o conduzia e o animava em sua vida e sua vocação. O sofrimento de Francisco era o sofrimento de Cristo, onde percebemos o aparecimento das chagas de Cristo em Francisco e a Glória de Cristo foi, também, em sua vida, Glória de Francisco em seus últimos dias. Irmãos, caminhemos sempre nesse “em” Cristo, com a força do Espírito para a glória do Pai.
Paz e Bem!