A Semana do Amor

Publicado por

No domingo de Ramos damos início a semana mais importante para os cristãos, período que emana toda a nossa fé. Entramos na semana em que celebraremos a paixão, morte e ressurreição de Jesus, nosso Senhor. O domingo de Ramos, assim chamado, possui dois evangelhos. O primeiro é lido antes da procissão que relata a passagem de Jesus entrando em Jerusalém, montado em um jumentinho. Ao entrar assim, as pessoas tiravam ramos de oliveiras e sacudiam dizendo: “Hosana Filho de Davi”, originando assim o nome de ‘Domingo de Ramos’. Ao acabar a procissão são lidas as leituras da missa e, em seguida, lê-se o evangelho da paixão de Jesus. 

Entretanto, para a nossa reflexão de hoje, vou abordar a segunda leitura da missa, a carta aos Filipenses. Essa leitura começa assim:

Jesus Cristo, existindo em condição divina, não fez do ser igual a Deus uma usurpação, mas ele esvaziou-se a si mesmo” (Fl 2, 6-7). 

Jesus, que é Deus, esvaziou-se a si mesmo e assumiu a condição humana. Deus esvazia-se de sua glória para “caber” no útero de Maria. Maria, a grande arca de Deus, é a capela de Cristo que se faz de morada para Deus. É de Deus essa vontade, Ele que quis se fazer pequeno para caber em nossa condição. Deus que vem ao nosso encontro. 

E Deus faz isso por amor. Ele ama a sua criação – nós – e resolve, em uma atitude de amor, vir até nós. Esse amor foi tão grande por cada um de nós, que nada, nem a humilhação, sofrimento e morte conseguiu separar-nos desse amor. Foi por amor que Deus se encarnou, foi por amor que ele sofreu e foi por amor que ele venceu a morte. A semana santa é a semana da grande proclamação de amor de Deus por nós. Ao celebramos essa semana, estaremos celebrando o grande amor incondicional de Deus por nós. 

Agora cabe a cada um abraçarmos por inteiro esse amor de Deus pela nossa vida e proclamarmos, como continua a carta aos Filipenses: “Jesus Cristo é Senhor para glória de Deus Pai”. Jesus é o Cristo, Senhor do amor por nós, para a glória de Deus. 

São Francisco sempre se emocionava por tão grande amor que Deus tinha por ele e pela humanidade. Fiquemos emocionados com esse amor, por tão grande gesto de carinho que Deus fez e faz por cada um de nós. 

Paz e Bem! 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s