SABEDORIA E CONSTÂNCIA

Publicado por

O Evangelho deste domingo tem um tom meio apocalíptico. Jesus narra o fim das coisas, ou seja, quando começarem a aparecer guerras, terremotos, pestes, fenômenos espantosos é um sinal para ficarmos em alerta. 

Mas em meio a toda a tempestade de coisas Jesus nos dá uma pista muito linda: “eu vos darei uma palavra cheia de sabedoria” (versículo 15) e “é pela vossa constância que alcançareis a vossa salvação” (versículo 19). Em meio a todas as barbaridades que vemos em nosso mundo Jesus nos coloca essas duas pistas, ou melhor, essas duas ferramentas que podemos usar: sabedoria e constância. 

O que é sabedoria? A sabedoria na definição da sagrada escritura é o própria Deus. Deus é sabedoria, pois iluminados por Ele conseguimos distinguir o verdadeiro do falso. A sabedoria é a maneira pela qual eu consigo distinguir o que eu quero fazer daquilo que eu preciso fazer; aquilo que eu desejo fazer daquilo que eu necessito fazer. As vezes queremos muitas coisas e até achamos que estamos no caminho certo, porém muitas das vezes aquilo que queremos não é aquilo que eu precisamos fazer. A sabedoria de Deus nos mostra qual o caminho eu preciso e necessito fazer, pois diante de um turbilhão de coisas (terremotos, pestes, guerras, ideias etc) eu posso me arrastar para aquilo que eu quero e tenho desejo. E após conseguir distinguir qual escolha eu necessito tomar, segue a outra dica de Jesus: ser constante naquilo que abracei. 

A constância é o nosso cotidiano irmãos! Eu preciso ser fiel em tudo, ou seja, ser fiel no pouco. A sabedoria de Deus perpassa desde as escolhas simples até as mais exigentes, do mesmo modo a constância. Ser fiel em tudo, tarefa muito difícil hoje em dia, mas não impossível! A constância de Francisco é o que acho mais lindo em sua vida, pois ele foi construindo essa constância. Francisco era em tudo fiel e se colocava sempre em querer fazer tudo na vontade de Deus. 

Irmãos, sejamos constantes em nossas escolhas e deixemos a sabedoria de Deus nos iluminar para atravessarmos a grande tempestade de nossas vidas!

Paz e Bem!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s