UMA VIDA SAUDÁVEL

Neste domingo celebramos a solenidade de todos os santos e temos como Evangelho o famoso sermão da “Bem-aventurança”.

Como se ouve, Jesus ao proclamar as bem-aventuranças nos mostra um caminho de como ser “Santo”. As bem-aventuranças ali ditas é como se fosse uma bula, uma espécie de fórmula com a qual Jesus apresenta a cada um de nós para alcançarmos uma vida santa.

Mas afinal, o que quer dizer Santo? Como diz São João Paulo II “Santo é um pecador que nunca desiste”. Santo não é aquele que foi perfeito na terra, mas sim que não desistiu de caminhar rumo a perfeição do céu. Santo é aquele que caminha na terra, mas sabe que sua pátria é o céu e para isso faz de tudo para buscar as coisas do alto. Santo também tem a mesma origem da palavra “saudável”, ou seja, o Santo foi aquele que cultivou uma boa saúde espiritual e corporal.

E as bem-aventuranças são para nós esse exercício de vida deixando a nossa vida espiritual saudável. Ao cultivarmos isso, iremos usar as mesmas palavras de São Paulo na carta a Timóteo quando ele diz: “Combati o bom combate, guardei a minha fé, encerrei a minha carreira. Agora espero a coroa da vitória”, ou seja, eu “combati”. Para Paulo a vida de santidade se resume em um “combate”. A vida é uma luta constante em mantermos a “dieta da vida saudável”, em querer se colocar nesse caminho de bem-aventurado.

Quando ouvimos os relatos de nosso seráfico São Francisco, percebemos como ele cultivou uma vida saudável de santidade, com orações, jejuns, doação. Francisco nos mostra como se faz essa dieta e como nunca desistir de começar, pois afinal como ele mesmo diz “Comecemos pois até agora pouco ou quase nada fizemos”, ou seja, irmãos, não tenhamos medo de começar a nossa dieta da vida saudável, pois até agora pouco ou quase nada deixamos. Entretanto nunca é tarde para começar.

Paz e Bem! 

Fraternalmente, Frei Jhones

One comment

Deixe uma resposta