Você já fez a sua escolha hoje?

Publicado por

“Nenhum servo pode servir a dois senhores: ou há de odiar um e amar o outro, ou há de aderir a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e ao dinheiro”.

No Evangelho deste domingo temos mais uma frase brilhante de Jesus. Mas por que não podemos servir a dois senhores? Será que se a gente der um “jeitinho” conseguimos? No curso de Teologia temos uma matéria chamada Teologia Moral Fundamental e nela apresentei um trabalho que tinha por tema: opção fundamental. Resumidamente o trabalho disserta sobre a opção vital da nossa vida denominada: fundamental. 

Todos nós fazemos escolhas dentre as várias opções que nos é proposta. Entretanto dentre as várias escolhas e várias opções uma delas será a fundamental e todas as outras são desdobramentos desta opção, chamadas de opções adjacentes. Exemplo: a minha opção fundamental enquanto frei é servir a Deus “entregando-me pois de todo o coração”. A opção fundamental da minha vida é essa entrega a Deus. Ser “Frei” foi à maneira que me coloquei como opção adjacente para viver a minha opção fundamental. Outro exemplo: a opção fundamental de uma determinada pessoa é viver para ensinar as pessoas, sendo assim a sua opção adjacente pode ser várias, dentre uma: ser professor. 

No Evangelho Jesus diz claramente que a opção fundamental que irá guiar a nossa vida é um só “senhor”, ou seja, uma só escolha, para podermos fazer bem aquilo que optamos. Entretanto, para quem acha que é fácil fazer essa escolha, afirmo que não é fácil. A opção fundamental é única e nós temos que nos manter fiéis a ela. Todas as outras opções adjacentes devem ser vividas a partir desta opção fundante de nossa vida. Deus nos deixa livres para fazer esta escolha. Afinal escolher não é fácil, mas é necessário. Vejo em Francisco de Assis o quanto foi difícil para ele além de escolher, se manter fiel nesta escolha. Em várias passagens percebemos essa angústia e esse querer sempre se manter fiel na sua opção fundamental: Deus. 

E você já fez a sua escolha hoje? Pense nisso! 

Paz e Bem!

Fraternalmente, Frei Jhones


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s