Quem esteve presente na MFJ Rio, que aconteceu entre os dias 17 e 21 de julho, teve a oportunidade de conhecer Bruna da Silva, a mãe de Marcos Vinicius. O jovem foi vítima de uma operação na comunidade Vila do João, pertencente ao Complexo da Maré, Zona Norte carioca. O adolescente de apenas 14 anos estava a caminho da escola, vestia seu uniforme e portava seus materiais escolares quando foi atingido com um tiro na barriga.
“Eles não viram que eu estava de uniforme?” Essa foi a pergunta feita por Marcos Vinicius para a mãe, Bruna da Silva que desde a perda do filho usa sua camisa, ainda manchada de sangue, como bandeira na luta contra o massacre policial nas favelas. A morte do jovem fez um ano no último dia 20 de junho.

Nós tivemos a oportunidade de estar com a Bruna no primeiro dia da MFJ Rio e, muito emocionada, porém cheia de força ela falou sobre seu filho e o legado que ele a deixou, para toda a juventude da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil.
Antes de falar sobre tudo o que viveu, Bruna gravou um recado importante para toda a nossa juventude, onde diz que perdeu seu Marcos Vinicius, mas que ganhou muitos outros filhos. Confira agora o vídeo da mãe:
Bruna da Silva surpreende pela força que carrega, com um coração grande, transformou sua dor em objeto de luta para que outras mães não sofram o que ela viveu. Carrega a camisa de seu filho como uma bandeira e um sorriso sincero à todos aqueles a abraçam e, nesse gesto, demonstram sua compreensão. Para as mães do Rio de Janeiro, é um exemplo de força, perseverança e resiliência. Que nenhuma mãe precise mais ter medo por seus filhos, essa é a batalha diária da Bruna e essa deve ser a batalha diária de todos nós, franciscanos.
Capa: Frei Augusto Luiz Gabriel | Fotos: Richard Ferrari | Vídeo: Thaís de Oliveira