MFJ Rio | Carta aberta aos Missionários

Oi, gente!

Já faz um tempo em que eu gostaria de falar diretamente com vocês, missionários que estão vindo para MFJ Rio! Quero falar um pouco sobre como estou me sentindo com essa chegada e também sobre tudo o que acredito ser necessário falar.

Sei que a expectativa de conhecer um novo estado é empolgante e que, se tratando do Rio de Janeiro, pode ser ainda mais eletrizante. Mas ainda há coisas que precisam ser ditas sobre esse lugar ao mesmo tempo mágico e sorrateiro.

Não estou aqui para acabar com a imagem que criamos do cartão postal do Brasil, mas com a propriedade de uma periférica, vinda dos confins da Baixada Fluminense e que ganha o título de “carioca” apenas quando cruza as fronteiras do estado, eu venho contar pra vocês que o Rio de verdade é mais que a foto do Cara de braços abertos!

Aqui vocês vão encontrar realidades tão distintas que pode assustar um pouco, mas isso também fascina. O Rio é trem lotado, prefeito mal informado e desigualdade; mas também é gente trabalhadora, domingo no Maraca, comida boa, samba e simpatia! Fico besta, mesmo após 25 longos anos nesse lugar com a nossa capacidade de adaptação. O Rio de Janeiro não é para qualquer um, aqui a gente tem todo o tipo de povos e a galera mais animada que você vai encontrar. Também estamos um pouco cansados, é verdade, mas isso acaba assim que a cuíca chora!

Queria dizer também que os noticiários não estão mentindo, temos e somos tudo aquilo lá que vocês veem e que provavelmente foi usado pela sua mãe como argumento para não estar nessa edição da MFJ, mas não somos só aquilo. Tem tanto Rio que não dá pra resumir ele numa reportagem (nem sempre bem feita) de poucos minutos.

Aqui vocês vão se deparar com uma, duas ou três realidades que vai ao mesmo tempo, indignar e apaixonar vocês! Bom, eu sou completamente apaixonada, e eu espero que quem estiver vindo, esteja com o coração aberto porque o nosso sempre está! Não é à toa que o nosso Cristo ainda está de pé sobre a Guanabara. O Cara é forte igualzinho o povo que Ele abençoa!

No mais, estamos muito ansiosos e esperamos que seja bonito pra caramba, que seja desafiador, que desconstrua qualquer imagem pré-definida sobre essa cidade que não cansa de nos surpreender, seja ela boa ou nem tanto. O Rio de Janeiro é e sempre continuará lindo porque o material que faz a beleza dele tem de sobra: GENTE!

Vem tranquilo, rapá!

Beijos, Thatá

Deixe uma resposta