Sou bem recebido?

No evangelho de domingo um frase de Jesus nos causa um certo impacto: “Um profeta não é bem recebido em sua casa”. Afinal o que ele quer dizer com essa frase? A primeira coisa em que pensamos quando moramos fora ou quando viajamos e de que quando retornamos a nossas origens, seja na cidade onde nascemos ou na casa em que vivemos bons momentos com nossos pais, é de que seremos bem recebidos entre os “nossos” é certamente seremos. Estar em um ambiente familiar nos proporciona grande sentimos dos mais variados possíveis, várias recordações e momentos da vida em que vivenciamos com grande amor. Então por que essa frase de Jesus ao dizer que a casa onde um profeta viveu e deixou um história não é um lar de acolhimento?

Temos que analisar dois pontos importantes sobre esse evangelho. Primeiramente, qual é o papel do profeta? O profeta está para anunciar a verdade sem estar atrelado a nada, a sua palavra está acima dos sentimos de familiaridade pois o seu comprometimento é com uma causa que é maior do que qualquer laço sentimental. O profeta está para anunciar uma verdade. Em decorrência disso analisamos o segundo ponto pois se Jesus disse que esse profeta não é bem recebido em sua casa é sinal de que nem sempre damos ouvidos ao clamor das pessoas que estão ao nosso lado. Muitas vezes julgamos assim : “Quem é fulano de tal para dar esse conselho para mim?” E acabamos deixando muitas mensagens de Deus desaparecer de nossa vida. Por outro lado, o profeta ao anunciar a verdade pode incomodar com sua palavra, pode incomodar principalmente aqueles que estão mais próximos a ele, entretanto seu compromisso nunca será calado, devido a ação do Espírito que se move nele.

Ouvindo esse evangelho penso em Francisco quando, por amor ao Evangelho e profetizando com sua própria vida, deixou o lar de seus pais e foi viver com leprosos. Nem os laços afetivos o fizeram desistir do compromisso com o evangelho e com os mais necessitados.  Que saibamos sempre, com a sabedoria do Espírito, profetizar com a vida e com as nossas ações a vida de Cristo.

Paz e bem!

Deixe uma resposta