O que te pesa ao caminhar?

Publicado por

Foi essa a pergunta que os quase 800 jovens que participaram da 8ª edição da Caminhada Franciscana da Juventude tentaram responder durante os três dias de peregrinação na pequena cidade de Curitibanos (SC). A mística deste ano trazia a reflexão sobre o que nos afasta de Deus e o que ainda pesa nos nossos ombros. Entre 11 e 13 de janeiro, essa foi a resposta que jovens do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Minas Gerais e da acolhedora Santa Catarina buscavam.

Palavras como preconceito, inveja e soberba ilustravam as paredes da capela na comunidade do Xaxim. Enfumaçada pela chama que queimava próxima ao altar, a igreja que recebeu os jovens para a primeira parada durante o almoço permaneceu cheia até o fim do momento de oração. No início desta tarde, Frei Diego Mello, idealizador da CFJ, deu seu testemunho pessoal sobre o que poderia tê-lo afastado de Deus e levou os jovens a refletirem, sobre o que os causa essa distância.

Ainda neste momento místico, Frei Marx Rodrigues, que nesta CFJ se despediu do Serviço de Animação Vocacional, chamou a atenção para as diversas formas de pecado, sobretudo o pecado da prepotência, quando nos vemos como perfeitos e, por isso, nos impedimos de enxergar as necessidades do próximo. No primeiro dia, os jovens percorreram 15 km, até a comunidade do Tabuleiro, onde encontraram as famílias acolhedoras que os receberam para o pernoite.

No segundo dia de caminhada, o tempo amanheceu nublado, dando possibilidade para o sol apenas no período da manhã. Os jovens retomaram a caminhada no Tabuleiro para percorrer o longo caminho de 24 km. A primeira parada, na comunidade Butiá, os jovens tiveram o almoço e também mais contato com a realidade de quem vive no interior de Santa Catarina. Em todo canto era possível ver sorrisos, reencontros e muita animação. Na parte da tarde, a chuva caiu forte, mas quase como se o próprio Pai Francisco estivesse ao lado animando os jovens, foi possível terminar o trajeto passando pela Fonte da Misericórdia, um projeto da cidade que auxilia dependentes químicos.

O terceiro e último dia de caminhada começou bem antes do amanhecer, as três da manhã os jovens já estavam reunidos na comunidade São Luiz. Após cantar o Pai Nosso, que introduziu todos os momentos de oração da CFJ 2019, Frei Diego refletiu sobre a Simplicidade de Deus a partir do texto de Maria José Meirelles de Carvalho, a poeta fiel a Deus que mesmo em sua enfermidade nunca deixou de receber Jesus para tomar um café ao lado de sua cama. Como a Mazé, os jovens também tomaram café com Jesus nesta madrugada, e assim partiram fortes para mais 23 km de caminhada, portanto velas e rezando o terço.

A Missa presidida por Dom Severino Clasen, bispo de Caçador (SC) e Frei Cézar Külkamp emocionou a todos anunciando a despedida de Frei Marx, que deixa o SAV para contribuir com o Serviço Franciscano de Solidariedade (Sefras); e abrindo as portas para Frei Vitor Amâncio, o frade será o braço direito de Frei Diego no Serviço de Animação Vocacional, que mantém-se nesta missão por mais três anos.

O ponto de chegada da CFJ foi na Matriz de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, padroeira da Província. Os jovens que iam chegado de sua peregrinação participavam da mística e adoração, entregando seus pesares no altar, aos pés da Mãe e do Crucificado; queimando seus incensos, apartando suas dores espirituais.

Banhados em lágrimas, mas certos da Perfeita Alegria, a 8ª CFJ terminou em clima de plena felicidade, gratidão e afeto com a Festa das Cores no pátio da Matriz. Os amigos que se conheceram nessa edição e os que se reencontraram nela, se despediram não com um “adeus”, mas com um “até logo”.

E você? Participou desta edição da CFJ? Quer falar um pouco para nos sobre a sua experiência para nós? Então mande para a gente a sua história pelas redes sociais. Muitos jovens podem ser tocados pelo seu testemunho de fé no Em Fraternidade.

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s