CFJ 2019: COM QUANTOS PÉS SE FAZ UMA CAMINHADA?

Postado por
CFJ 2018 em Campos do Jordão

Determinação, fé e amor: esse foi o tripé que Frei Diego Mello usou para idealizar a Caminhada Franciscana da Juventude, em 2012. Na época, ainda morava no Convento Nossa Senhora das Graças, em Guaratinguetá (SP) e imaginava cruzar a serra da Mantiqueira com os jovens, refazendo o caminho percorrido por São Frei Galvão. A primeira CFJ atravessou as cidades de Taubaté, Aparecida e Guaratinguetá e teve a participação de aproximadamente 40 jovens.

“A inspiração nasceu do desejo de refazer uma experiência cristã e franciscana de itinerância, ou seja, colocar-se a caminho experimentando a ação de Deus que se revela na simplicidade do percurso, na leveza do caminhar e na gratuidade do partilhar a vida ao lado de um(a) irmão(ã). Certo de que peregrinar é rezar com os pés, acredito que podemos fazer uma profunda experiência de fé a partir das Caminhadas Franciscanas da Juventude”. Conta Frei Diego, que atualmente coordena o Serviço de Animação Vocacional (SAV) da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil.

Frei Diego Mello, idealizador da CFJ

Mas se você achou que o sonho do Frei Diego chegaria ao fim após percorrer o interior de São Paulo está enganado. Hoje, sete anos depois, a Caminhada Franciscana da Juventude reúne mais de 700 jovens vindos de todos os cantos da Província: pés cariocas, capixabas, paulistas, catarinenses e paranaenses caminham para viver esse momento de forte espiritualidade e de grande esforço físico, a fim de experimentar a essência da Igreja em Saída a exemplo de São Francisco de Assis. Portando poucas coisas e observando a beleza do caminho, o Evangelho é anunciado durante a passagem pela cidade que recebe os jovens.

Em 2019, na sua 8ª edição oficial, a CFJ percorrerá a cidade catarinense de Curitibanos. E a expectativa é grande para o frade: “Desejo que os jovens que vão participar dessa 8ª CFJ possam realmente entender o sentido desse evento, absorver toda a espiritualidade franciscana que lhes será apresentada e reencontrem-se com Deus e com os irmãos e irmãs que a Caminhada lhes dará de presente e também, se reencontrem internamente”.

E não é só o Frei Diego que está ansioso para a CFJ, os jovens que irão receber os peregrinos também estão com as expectativas altas. Quem falou com a gente sobre isso, foi a Sara Scur de Lima, de 17 anos, que mora em Curitibanos e está ajudando na organização do evento.

“Quando recebemos a notícia de que Curitibanos seria a cidade sede da 8° Caminhada Franciscana foi uma surpresa mas junto já veio toda aquela empolgação. Pelo fato de a cidade ser pequena me vieram alguns receios, mas o pessoal está bem animado”.

Juventude de Curitibanos se organiza para receber os jovens de toda Província

Curitibanos tem um território pouco maior que 948 mil km²  e aproximadamente 40 mil habitantes, segundo o IBGE. A cidade, que foi fundada por tropeiros que viram-na como um local estratégico de ligação entre Sul e o Sudeste do país, foi palco de importantes movimentos sociais, como a Revolução Farroupilha.

“É algo inovador para a cidade e acredito que todos estão gratificados em poder receber jovens maravilhosos como os que virão. Esperamos que tudo dê certo e que a gente alcance o nosso objetivo. Estamos ansiosos aguardando a todos”, diz Sara.

A CFJ 2019 será nos dias 11 a 13 de janeiro e o percurso é estimado em cerca de 60km. E você? Toparia viver um experiência como essa? Já participou de alguma CFJ? Vai estar na CFJ 2019? Conta para a gente como está sendo a sua preparação e acompanhe tudo em tempo real pelo nosso instagram.

As imagens dessa publicação foram gentilmente cedidas por seus autores.

Deixe uma resposta