A OPÇÃO POR CRISTO

Publicado por

No evangelho de domingo Jesus diz: “Quem não está a contra nós, está a nosso favor”(Marcos 9, 40). Quem poderia estar contra Jesus Cristo? Quem por acaso negaria a Jesus?

Vivemos em mundo polarizado, ou seja, os que estão contra e os que estão a favor; os que preferem o sol e aqueles que preferem chuva, os que preferem andar e os que preferem ir de carro. A maioria das perguntas que fazem a nós, ou melhor, a maioria das coisas que somos obrigados a escolher sempre tem somente duas opções com a qual ficamos indecisos. Deste modo somos cobrados a todo o momento em responder aquilo que preferimos e as vezes somos até perseguidos pelas escolhas que fazemos em nossas vidas.

Nesse domingo Jesus quebra com essa lógica dualista. Primeiramente ele afirma que quem não está contra a nós (aqueles que estão com Jesus Cristo) está a nosso favor. A princípio, parece que Jesus está seguindo uma lógica dualista, mas logo mais a frente ele afirma: “E quem vos der de beber um copo de água porque sois de Cristo, digo-vos em verdade: não perderá a sua recompensa“ (Marcos 9, 41), com esse versículo vemos que a única opção nossa é a opção por Cristo. Para o Cristão não há dualismo entre o medo e a alegria ou o certo e errado, mas sim a opção por Cristo. Quem escolhe a Cristo terá a sua recompensa e Jesus para o Cristão é a sua única opção.

Deste modo, segue o Evangelho que se teu olho pecar, arranca-o porque é melhor entrar no reino do céus sem os olhos do que ter os dois e não ganhar a recompensa, ou seja, fazer a opção por Cristo é na radicalidade, Cristo não nos pede para nos automutilar mas sim para fazermos uma opção por inteiro dele, que quando fazermos a nossa escolha até o nosso corpo faz opção por Ele.

E São Francisco quis ser todo inteiro de Jesus que no final de sua vida ele recebe os estigmas de Cristo. A sua opção foi tão inteira que o próprio Cristo se fez no corpo de Francisco e nos pede para fazermos em nós.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s