O MUNDO É UM PORTA-RETRATO

No Evangelho desse domingo Jesus diz a seus discípulos: “O Filho do homem vai ser entregue nas mãos dos homens, e eles o matarão”. Fico me perguntando: Jesus é Deus, então por que Ele sabendo que ia ser entregue nas mãos dos homens não fugiu? Não voltou para junto de seu Pai?

Podemos responder essa pergunta de dois modos, o primeiro seria porque Jesus foi obediente a seu Pai em tudo e quis levar a mensagem do Reino de Deus, e mesmo que essa mensagem chegasse a últimas consequências, Ele iria não deixaria de dizer. Essa maneira é a forma que costumeiramente ouvimos e pensamos. Mas se ao invés de analisarmos o aspecto da obediência tentar olhar mais a fundo e vermos o aspecto da beleza. Como assim Beleza?

Vocês por acaso já virão um casal apaixonado? Um casal apaixonado não está preocupado com nada, mas sim em estar na presença do amado. Esse estar na presença do amado é tão forte que eles nem reparam o tempo passar, a fome bater e o cansaço tomar conta, pois estar com o amado não se limita a tempo, a fome nem ao cansaço. Estar com quem a gente ama é não perceber o desconhecido, mas tudo passa a ser conhecido por meio do amado.

Jesus é Filho de Deus Pai. E a comunhão entre os dois é tão forte que eles se tornam um só pela ação do Espírito Santo. Jesus foi obediente a Deus Pai em tudo, inclusive a morrer, mas foi obediente porque estava apaixonado pela beleza de Deus, pelo belo que é Deus.

Lembro aqui são Paulo que dizia que já não sabia se era ele que vivia ou era Cristo que vivia nele, pois estar com o amado, com a eterna beleza é fazer a experiência de ser um com Deus, assim como Jesus é um só com Deus Pai pelo vínculo do amor do Espírito.

Lembro também de como São Francisco era apaixonado por Deus, pela sua beleza. A beleza de Deus na vida de São Francisco era tão rica que em tudo ele via o criador, ao ponto de chamar todo o mundo de irmão, pois o mundo é o porta retrato mais atraente de Deus, olhar o mundo é louvar a beleza do Criador.

Por isso Jesus não estava preocupado em morrer, pois Ele fazia tudo isso por causa de seu enamoramento pelo Pai. Mesma coisa é são Francisco que não tinha medo, ficaria até nu se fosse preciso, pois ele estava enamorado por Deus que o atraía para junto de si sem preocupar. A única preocupação de São Francisco era a de perder de vista a beleza de Deus.

Deixe uma resposta